A nova câmera da japonesa Nikon chegou fazendo barulho. A D3100 é a primeira da marca a filmar em 1080 pixels e pode capturar até 24 quadros por segundo – o equivalente às câmeras utilizadas no cinema
A D3100 chega para suceder a D3000, que foi um sucesso da Nikon. A câmera é leve, barata e cheia de modos automáticos para aqueles que ainda não dominam todas as funções de uma DSLR.
A nova câmera DSLR incorpora estes modos automáticos, além do Guide Mode, um guia exibido no visor LCD (de 3”) que mostra ao usuários como as funções da câmera (como abertura e velocidade) alteram as características de suas imagens.
Por exemplo: a própria câmera demonstra ao usuário que, ao modificar a abertura da câmera ele pode deixar o fundo da imagem mais nítido ou foca de foco. Para os fotógrafos amadores ou para quem está começando a fotografar, estas funções são realmente muito úteis.
Ainda melhor!
Apesar das similaridades, a D3100 se supera em muitos quesitos. Ela possui 14.2 megapixels (4 a mais que a D3000) e seu ISO pode chegar a 3200. O sensor CCD da D3000 foi substituído por um CMOS, mais poderoso e com processamento de imagem mais apurado.
Vídeos em alta definição
Muitos usuários não sabem, mas a maioria das câmeras DSLR (digitais profissionais) não captura vídeos. Esta é uma característica que foi incorporada a elas recentemente, e que ainda está em desenvolvimento.
A Nikon já produzia câmeras DSLR que capturam vídeos de até 720p, mas a D3100 é a primeira a oferecer imagem em alta definição, de 1080p (1920 x 1080). Além de capturar até 24 frames por segundo, a câmera também é a primeira do mercado a possui uma função de foco automático, chamada “Live View”.
Esta função permite que o foco seja automático, acompanhando o movimento do que é filmado. A D3100 chega ao mercado em setembro de 2010, mas já pode ser encontrada em pré-venda por U$ 699.
Categorias