(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
As câmeras desprovidas de espelhos internos experimentaram uma ascensão considerável nos últimos anos. Entretanto, restava ainda um marco importante a ser ultrapassado — a fim de ganhar mais terreno das bojudas DSLR: a incorporação de sensores full-frame — com 35 milímetros, emulando a medida de um filme padrão. Mas esse lapso deve ser coberto em breve, no que depender do anúncio recente da Sony.
As câmeras 7 e 7R prometem o novo patamar de qualidade para câmeras sem espelhos. Além do sensor full frame, os modelos ainda oferecem suporte para as lentes E-mount — desenvolvidas pela própria Sony para utilização nos modelos da série NEX.
Ambos os modelos devem ganhar ainda um conjunto completo de lentes, como parte da nova linha FE, incluindo: 55mm f/1.8, 35mm f/2.8, 24-70mm f/4, 70-200mm f/4, e um kit de lentes 28-70mm f/3.5-5.6.
Qual é a vantagem do full-frame?
Um sensor maior representa uma superfície mais extensa para captação de luz — o que, por sua vez, leva a capturas mais apuradas em ambientes de baixa luminosidade. Além disso, há também um ganho de campo visual — para imagens de grande abertura — e também de profundidade de campo.
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
Basicamente, trata-se de uma das características mais apreciadas por fotógrafos profissionais e amadores. A possibilidade de encontrar a característica em uma câmera não-DLSR representa não apenas uma evolução tecnológica... Mas também uma economia de espaço na sua bolsa.
A7
O modelo A7 é uma espécie de Frankenstein formado por partes das câmeras RX1, NEX-6 e OM-D EM-1. Em uma carcaça resistente a intempéries, há um sensor com 24,3 megapixels com autofoco híbrido (phase detection/contraste). Há ainda 2,4 milhões de pontos no monitor OLED posicionado no topo da câmera.
Confira as especificações da Sony A7:
- Sensor: full-frame (35 milímetros);
- Resolução: 24,3 megapixels;
- Filmagem em Full HD;
- Autofoco híbrido (phase detection/contraste);
- Processador: BIONZ X;
- Monitor OLED com 2,4 milhões de pontos;
- Conexão WiFi e NFC; e
- Entradas para fone de ouvido.
A7R
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
O modelo A7R traz basicamente as mesmas configurações da A7, com apenas algumas diferenças. Na verdade, uma delas é realmente bem impressionante: há um sensor dom 36,4 megapixels. Entretanto, a câmera também não possui autofoco híbrido — de forma que a operação deve ser um tanto mais lenta do que na A7.
Confira as especificações da Sony A7R
- Sensor: full-frame (35 milímetros);
- Resolução: 36,4 megapixels;
- Filmagem em Full HD;
- Autofoco;
- Processador: BIONZ X;
- Monitor OLED com 2,4 milhões de pontos;
- Conexão WiFi e NFC; e
- Entradas para fone de ouvido.
Ambos os modelos devem ser disponibilizados em dezembro. A A7 deve sair por US$ 1,7 mil, enquanto que a A7R deve custar US$ 2,3 mil — em ambos os casos, apenas a câmera (sem lentes).
Fontes
Categorias