A Microsoft realizou nos dias 26 e 27 de junho mais uma edição do Microsoft Build, evento voltado para desenvolvedores em que a empresa costuma revelar algumas novidades dos seus produtos. O evento foi dividido em duas keynotes, a primeira com foco nos produtos que chegam à maioria dos consumidores e a segunda voltada mais para as soluções de negócios que a empresa comercializa.
No primeiro dia do evento, o CEO Steve Ballmer subiu ao palco para confirmar boa parte dos rumores que já se conhecia. O Windows 8.1, atualização do Windows 8, foi oficialmente revelado e, junto com ele, uma série de notebooks, ultrabooks e smartphones foram confirmados pelo chefão da Microsoft.
Bem-vindo Windows 8.1
Já disponível para download em versão prévia, o Windows 8.1 foi a grande atração da primeira keynote. Com foco cada vez maior nos dispositivos com tela touch, o sistema operacional ganhou novamente um botão Iniciar, o suporte para múltiplos aplicativos em mais de um monitor foi aperfeiçoado e a partir de agora as buscas do Bing passam a ser integradas com o SO.
Ao digitar um texto, o teclado agora sugere palavras para completar o seu trabalho e a barra de espaço funciona como uma espécie de trackpad. A integração com as redes sociais também foi aprimorada e há labels específicas para marcar o recebimento de menções no Facebook e no Twitter, por exemplo.
(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)
A integração do Bing no SO permite que você digite o nome de uma cidade na busca do sistema para obter diversas informações, como mapas, pontos turísticos, restaurantes e condições do tempo. O mesmo vale para bandas e artistas. Basta digitar o nome de um grupo musical para conferir informações como shows e playlists disponíveis no app Xbox Music.
O botão Iniciar está de volta, mas de um jeito um pouco diferente. Agora está mais fácil alternar entre o modo Desktop e a Tela Iniciar, sendo possível marcar a ordenação dos ícones exibidos (data de instalação, usados recentemente, ordem alfabética ou categoria).
(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)
Por fim, a partir de agora o Windows 8 passa a contar com suporte nativo para impressoras 3D. Dessa forma, caso você já possua um arquivo para esse formato, não é necessário instalar nenhum tipo de software. Basta mandar imprimir e pronto.
Visual Studio
(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)
Para os programadores, as novidades do Visual Studio devem tornar o trabalho dos desenvolvedores mais rápido e prático. É possível agora conferir em tempo real qual é o consumo de energia e de processamento de um app, durante o período de testes, permitindo corrigir eventuais falhas.
As notificações de erro e modificações de código são exibidas agora na Tela Iniciar, com recursos dinâmicos. Por fim, o Internet Explorer 11 terá suporte ao Web GL da mesma forma que os apps desenvolvidos para o SO. Em um exemplo, foram mostradas quatro telas simultâneas exibindo dois streamings em MPEG e duas aplicações em Web GL, sem que o desempenho fosse prejudicado.
Nova App Store
(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)
A loja foi completamente renovada e agora as informações estão dispostas em uma interface limpa, com destaques e recomendações na página inicial. A ideia é estimular o consumidor a conhecer aplicativos relacionados, sejam do mesmo desenvolvedor ou não.
Outro recurso que promete fazer os usuários pouparem tempo é o das atualizações automáticas. Ao acessar o sistema operacional, não há mais um contador indicando quantas atualizações estão disponíveis. A partir de agora, as novidades dos apps são baixadas juntamente com as atualizações de sistema.
Produtos novos
(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)
A Microsoft não entrou em detalhes, mas exibiu diversos aparelhos que ainda não chegaram ao mercado. Entre eles os smartphones Lumia 928, Lumia 925, Lumia 521, todos da Nokia, Ativ S Neo, da Samsung, e HTC Windows Phone 8XT. Além disso, notebooks e ultrabooks apresentados recentemente durante a Computex 2013 também foram destaque.
Nesta quinta-feira (27) o evento teve prosseguimento, mas com novidades muito mais focadas no público empresarial. A Microsoft falou sobre as soluções de Cloud para negócios, sobre a utilização do Office 365 para empresas, além de detalhar novidades do Enterprise e sua integração com SaaS. O foco do segundo dia recaiu também nas ferramentas que serão utilizadas pelos desenvolvedores para essas plataformas.
Confira tudo o que publicamos sobre a Microsoft Build 2013:
- Apps do Xbox One serão muito similares aos do Windows 8
- Microsoft apresenta "Bing Kit" para integrar buscador em apps de terceiros
- Surface é acoplado em dispositivos da LEGO durante demonstração interativa
- Internet Explorer 11: conheça as principais novidades da nova versão
- App Store do Windows 8.1 ganha novo visual e recursos de personalização
- Microsoft confirma que Windows 7 vai receber o Internet Explorer 11
- Microsoft apresenta reconhecimento óptico de caracteres para o Windows 8
- HTC 8XT terá Windows Phone e sistema de som BoomSound
- Novo recurso da Microsoft permite maior detalhamento gráfico em jogos
- Internet Explorer 11 vai ganhar suporte a WebGL e a MPEG Dash
- Busca por voz e mapa em 3D são as próximas novidades do Bing
- Xbox Music para Windows 8.1 terá função rádio
- Preview do MIcrosoft Visual Studio 2013 já está disponível para download
- Windows 8.1 terá suporte a displays de alta definição
- É oficial: botão INiciar está de volta no Windows 8.1
- Microsoft mostra Office com o visual do Windows 8
- Windows Store chega próximo à marca de 100 mil apps disponíveis
- Office pode ganhar apps baseados em toques no Windows 8
- Windows 8 terá aplicativos oficiais do Facebook e Flipboard
- Windows 8.1 Preview já está disponível para download
- Samsung: ATIV S Neo se junta à família Windows Phone 8
- Windows 8.1 terá suporte nativo a impressoras 3D
- Evento Microsoft: cobertura ao vivo do Build 2013
Fontes
Categorias