(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)
O IDC divulgou o relatório Mobile Phone Tracker do quarto trimestre de 2013. A grande novidade do documento está no fato de o Windows Phone ter ultrapassado o iPhone no mercado de portáteis no Brasil — acompanhando o que já vinha acontecendo em toda a América Latina. Com isso, o sistema da Microsoft passou a ser o segundo mais vendido no Brasil no período avaliado, ainda bem atrás do Android.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O crescimento do Windows Phone no período analisado foi de 1,6 ponto percentual com relação ao trimestre anterior, atingindo 6% de participação de mercado. Com esse resultado, a plataforma passa a registrar quatro trimestres consecutivos de crescimento no país, que já é considerado o quarto maior mercado de smartphones em todo o mundo.
Ainda sobre o crescimento do sistema operacional da Microsoft, os dados do IDC mostram que o Windows Phone foi a plataforma que cresceu de maneira mais rápida no mundo em 2013 — apresentando expansão de 91% no comparativo com 2012, uma marca que merece ser destacada por qualquer analista.
Bruno Freitas, gerente de pesquisa da IDC , diz: “Atualmente, o mercado de tecnologia passa por um momento de transformação devido à expansão e desenvolvimento das tecnologias móveis; smartphones e tablets são hoje grandes geradores de oportunidades”. O executivo ainda lembra que o Brasil é um país que atrai investimentos das fabricantes, justamente por ser o quarto maior mercado do mundo.
Mais vendido, mas ainda não mais presente
É necessário ressaltar que a pesquisa do IDC se deve apenas ao volume de vendas nacionais no último trimestre do ano passado. Como afirma Celso Winik, gerente geral de mobilidade da Microsoft Brasil, a empresa “trabalha em parceria com a Nokia, operadoras e varejistas para acelerar a participação do Windows Phone no mercado local, além de oferecer um portfólio completo de smartphones que atende as diversas necessidades e desejos dos consumidores”.
Isso significa que a Microsoft investe em variedade de produtos para que possa atingir ao máximo de consumidores que puder — algo que já acontece com o Android, líder absoluto do mercado. É bem evidente que o Windows Phone cresce no Brasil, mas os iPhones ainda reinam na segunda colocação do segmento.
Fontes
Categorias