No que depender da Associação Brasileira de Internet (Abranet), os provedores de internet no Brasil terão mais facilidade para adquirir equipamentos de infraestrutura para oferecer conexões mais rápidas aos brasileiros. Para isso, a associação lançou na última semana o programa Brasil Conectado a 100 Gb, que vai realizar parcerias com fornecedoras para alcançar seu objetivo final.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A primeira parceira do projeto é a WZTECH Networks/Juniper, que vai oferecer vantagens técnicas e comerciais para as companhias associadas da Abranet. “É uma política agressiva para a construção de redes”, afirmou o arquiteto de inovação da empresa Edson R. Cardoso durante a Convenção Abranet 2017.
Novo projeto pode trazer um reforço significativo à infraestrutura da internet no Brasil
Atualmente, a maioria das fornecedoras de internet utilizam infraestrutura de 10 Gb, sendo que o salto natural seria migrar para uma interface de 40 Gb. Segundo Cardoso, porém, o investimento em backbones para conexões de 100 Gbps sai mais em conta do que a opção "intermediária". "Com 100 Gb, [os provedores] começam a fornecer outros tipos de serviços que hoje os usuários não têm", apontou.
Esse reforço na infraestrutura é significativo e deve dar uma nova feição à internet brasileira a longo prazo. Esse passo adiante é não só útil como necessário em um mundo — e em um Brasil, obviamente — cada vez mais conectado.
Fontes