A CES 2016 está sendoótima para quem é fã de automóveis e quer ter um gostinho de como o futuro sobre quatro rodas poderá ser. Ontem, a Faraday Future revelou o seu conceito de superesportivo elétrico FFZERO1, e hoje foi a vez de a BMW apresentar o "i Vision Future Interaction". Ele é baseado na plataforma de outro veículo elétrico da marca, o i8, só que na versão Spyder – ou seja, conversível.
O carro vem recheado de itens tecnológicos que possivelmente não veremos em ação em um futuro tão breve, começando pela tela superalongada de 21 polegadas que ocupa boa parte do lado do passageiro no painel do veículo e que mostra informações de acordo com a situação ou com a escolha do motorista.
A cereja do bolo, no entanto, é a tecnologia que acompanha o item: o chamado "AirTouch" permite que o motorista navegue pelo display apenas apontando para ele e acesse ou selecione o que deseja fazendo apenas o movimento de pressão no ar, sem a necessidade de tocar a tela. Para não ser uma distração a mais durante a direção, no entanto, é possível também navegar através de comandos localizados no volante ou no console central.
O carro conta também com três modos de direção: "Pure Driving", que permite o controle total do motorista; "Assisted", mesclando a direção manual com algumas funções automatizadas; e "Auto Mode", passando o veículo para operação autônoma.
Nesse último modo, inclusive, o carro se adapta para deixar tudo mais confortável: o volante se afasta para dar mais espaço ao motorista, o banco muda de posição para ficar mais aconchegante e permitir que o motorista interaja com tela com mais tranquilidade tudo isso enquanto o carro anda sozinho por aí. Parece que, assim como a Volvo, a BMW também vê o futuro da direção com um foco muito maior no entretenimento.
Não existe uma previsão para o lançamento do "i Vision Future Interaction" e, dado que o grande foco foi em suas características tecnológicas, nada se falou sobre a mecânica do carro, mas a BMW diz que ele foi pensado para conciliar uma direção esportiva agradável com a facilidade e a segurança da operação autônoma.
O que você achou do conceito da BMW apresentado na CES 2016? Comente no Fórum do TecMundo
Categorias