Pense na seguinte situação: a rede de sua casa está montada, configurada e funcionando perfeitamente. Um belo dia, quando você está precisando fazer uso dela, acessa o painel “Meus locais de rede” e percebe que não há computador algum além do seu . Os computadores simplesmente pararam de se enxergar.
Embora isso não seja algo que aconteça todos os dias, invariavelmente você pode acabar passando por tal situação. Isso pode ser gerado por problemas tanto nos equipamentos quanto algum erro de comunicação por problemas de software. Abaixo seguem alguns passos que podem ajudá-lo a identificar e resolver o motivo de sua rede simplesmente não estar mais em perfeita harmonia.
Alguns tópicos já foram explicados no volume 1 deste tutorial e podem ser acessados aqui.
Verifique os equipamentos
Aperte bem todos os cabos e verifique se todos eles estão bem conectados e se os leds das placas de rede (aquela pequena luz que fica piscando ao lado da entrada do cabo) estão acesos. Este procedimento deve ser feito tanto em dois computadores ligados por cabos cross-over diretamente quanto para redes com dois ou mais máquinas conectados via hub/switch.
Se mesmo após verificar que os cabos estão bem firmes os leds permanecerem apagados, temos três possíveis situações: o cabo, o hub ou a placa de rede podem estar queimados. Ou até mesmo as três condições. Para encontrar o culpado, você terá que efetuar alguns testes.
Tente trocar o cabo por outro que esteja funcionando. No caso do hub, você pode reiniciá-lo ou tentar trocar o cabo de porta. Hubs para rede doméstica (com poucas portas) podem apresentar problemas por permanecerem ligados por muito tempo. Nesse caso desligue-o e volte a ligar tudo depois de certo tempo para ver o problema persiste.
Após descartar problemas nos cabos e hub, especialmente se o hub estiver com o led aceso, porém o computador não, talvez o problema seja na placa de rede. Vale lembrar que se o problema está relacionado ao acesso à internet, deve-se verificar se está tudo funcionando corretamente com o modem também.
Possíveis problemas de configuração
Esta verificação deve ser feita em todos os computadores que estiverem apresentando problemas. Talvez a questão seja mais simples do que parece: um dos programas instalados recentemente fez alguma alteração na configuração da rede. Então, será necessário apenas localizar o local da incompatibilidade e consertar as configurações. Caso você (e nenhum outro usuário da rede) não tenha feito qualquer alteração, o computador pode ter sido contaminado por algum vírus.
Primeiro vamos descartar problemas relacionados a dispositivos instalados. Entre no “Menu Iniciar”, “Painel de Controle” e “Sistema”. Selecione o “Gerenciador de Dispositivos”, dê um clique com o botão direito do mouse sobre o seu adaptador de rede e entre em “Propriedades”. Será exibida uma janela como a abaixo.
Verifique se seu adaptador de rede está corretamente instalado. Caso ele não esteja instalado ou esteja com problemas, localize o CD/DVD do fabricante com os dispositivos de sistema do computador, entre na aba “Driver” e tente instalar ou atualizar o dispositivo.
Embora normalmente isto seja instalado automaticamente a partir do Windows XP, verifique se os componentes essenciais para o funcionamento da rede estão devidamente instalados. Para isto, entre no “Menu Iniciar”, “Painel de Controle”, “Centro de Rede e Compartilhamento” e selecione a opção “Gerenciar conexões de rede”. Clique com o botão direito do mouse na “Conexão Local” e entre em “Propriedades”.
Uma nova janela será aberta. Verifique se os componentes como o protocolo TCP/IP, Cliente para Redes Microsoft, Compartilhamento de impressoras, por exemplo. Caso algum deles não esteja instalado, localize o CD/DVD do fabricante com os dispositivos de sistema do computador e faça a instalação. Muitas vezes isto pode ser feito no próprio “Painel de Controle” em “Programas e Recursos”.
Para descartar a hipótese do vírus, faça uma varredura completa em seu computador com o antivírus de sua preferência.
...mas ainda não está funcionando, o que eu faço?
Algumas vezes o Windows demora um pouco para mostrar os computadores no Ambiente de Rede e isto é normal. Tente reiniciar o computador, e se ainda assim eles não aparecerem, tente solicitar o mapeamento de rede novamente. No Windows XP isso pode ser feito com um clique do botão direito do mouse sobre o ícone do “Meus Locais de Rede” na área de trabalho e selecionando-se “Mapear Rede”. No Vista, em “Computador” e “Mapear unidade de rede.
Ainda assim, não consigo ver os outros computadores e preciso utilizar a rede.
Mesmo que você não consiga ver os outros computadores na rede, desde que esteja na mesma sub-rede do TCP/IP, é possível se conectar a eles. Entretanto, a primeira coisa que você deve saber é o endereço IP do outro computador. Para isto, entre no “Menu Iniciar”, acesse a barra de execução do Windows e digite “cmd” (sem as aspas).
Será aberta a janela de comando e você deve digitar “ipconfig” (sem as aspas) e “Enter”. Nessa janela são mostradas as informações de configuração TCP/IP e o endereço de IP.
Agora vamos mapeá-lo no outro computador. Entre em: no Windows XP isso pode ser feito com um clique do botão direito do mouse sobre o ícone do “Meus Locais de Rede” na área de trabalho e selecionando-se “Mapear Rede”. No Vista, em “Computador” e “Mapear unidade de rede.
Na lista de Unidades, selecione uma letra que não está sendo usada no computador. No campo “Pasta” digite \\ seguido do endereço de IP desejado. Caso você queira que o computador tente se conectar com esta unidade novamente quando for ligado em outra ocasião, selecione “Reconectar-se durante o logon”.
Clique em “Concluir”. Embora esta conexão não apareça nos “Locais de Rede”, você poderá acessar as pastas compartilhadas do computador configurado.
Okay, definitivamente nada funcionou!
Infelizmente, caso isto ocorra, mesmo que tudo pareça estar funcionando provavelmente alguma das placas de rede ou um dos dispositivos está apresentando defeito. Como um “último recurso”, tente reconfigurar a rede em todos os computadores envolvidos e reiniciá-los. Se tiver componentes que você tenha certeza que estejam funcionando (como cabos novos, placa de rede ou hub) tente trocá-los para fazer um teste.