O que era apenas um acessório excêntrico, para muitos o Water Cooler tornou-se uma necessidade, principalmente para quem joga no PC ou o utiliza para rotinas pesadas que necessitam muito do poder do seu processador.
Entretanto, mesmo já se tornando uma peça comum em lojas especializadas, ainda tem muita gente que não entende o real funcionamento do Water Cooler. E pior ainda: acaba adquirindo um modelo desses sem a real necessidade da sua utilização.
Por conta disso, hoje o TecMundo te explica em detalhes como funciona um Water Cooler, os seus benefícios e se vale a pena investir em um. Confira:
Afinal, o que é um Water Cooler?
Um Water Cooler é um hardware que faz a refrigeração do computador de uma maneira similar ao que acontece com um veículo.
O intuito dele é fazer com que o líquido passe por dentro do sistema de tubos e, consequentemente, faça a refrigeração principalmente de partes mais quentes, como o processador e a placa de vídeo.
Water Cooler com três ventoinhasFonte: Kabum
Em comparação com os coolers comuns, que funcionam com sistema de ar, o Water Cooler tem uma capacidade maior de refrigeração. Isso porque a água é um condutor termal mais forte que o ar, o que traz mais efetividade dentro de um prazo menor.
Para completar, assim como praticamente todas as peças de um computador hoje em dia, principalmente os PCs Gamers, há diversos modelos de Water Cooler que contam com um sistema de iluminação RGB.
Ou seja, muita gente opta por usar os Water Coolers para dar um visual mais moderno à sua máquina. Principalmente em opções cujo todo o sistema de tubos traz uma iluminação que mostra até mesmo o movimento do líquido pelo seu PC.
Water Cooler com sistema de iluminação RGBFonte: Kabum
Quais as vantagens de um Water Cooler?
Como dito anteriormente, a principal delas é você ter um sistema de refrigeração mais potente que o tradicional sistema de ar. Especialmente se você possui um PC Gamer, cujo processador e placa de vídeo costumam trabalhar em um grau mais alto de temperatura, o que necessita de uma refrigeração mais efetiva.
A outra vantagem é que o Water Cooler é muito mais silencioso que o modelo padrão. Isso porque nos coolers de ar, a tendência é que eles façam mais barulho à medida que as partes começam a ficar mais quentes. Isso acontece pelo movimento mais rápido das ventoinhas na tentativa de dissipar o ar quente de dentro da CPU.
O Water Cooler é mais silencioso e aposta na estética para aprimorar os PCs GamersFonte: Amazon
E por fim, também há a vantagem estética. Nesse quesito, não há como comparar os modelos tradicionais com os Water Cooler. Primeiro que praticamente todos os sistemas de refrigeração com líquido contam com pelo menos uma modesta iluminação, o que nos modelos com ar já é preciso fazer uma busca mais acirrada.
Além disso, por conta de toda estética de tubulações, não há como negar o quanto o PC fica mais bonito e luxuoso quando é utilizado um modelo com iluminação RGB. Principalmente em CPUs cujas laterais são totalmente transparentes.
Quais as desvantagens de um Water Cooler?
A principal desvantagem de um Water Cooler é a de um possível vazamento dentro da sua CPU. Antes é preciso dizer que a probabilidade disso acontecer é muito baixa. Entretanto, caso ela aconteça, há um risco de comprometer todo o computador por conta do líquido em contato com algum componente.
Outra desvantagem é a complexidade para montar instalar um Water Cooler, principalmente em modelos maiores com uma tubulação mais longa.
Nesses casos, é necessário que todo o trajeto seja feito da maneira com que ele foi projetado, ou seja, é preciso seguir à risca o manual. Mas mesmo assim, não é algo tão simples como a instalação de um cooler de ar convencional.
Embora baixo, caso haja vazamentos no seu Water Cooler, o seu PC pode ficar comprometidoFonte: PC Magazine
O ideal é que, para essa tarefa, você chame um profissional que tenha conhecimento deste tipo de instalação. Pois além da complexidade de montar tudo da maneira correta, ainda pode haver o risco de um vazamento. E nesse caso, como dito anteriormente, pode ser algo muito mais grave ao ponto de comprometer todo o seu computador.
O mesmo vale para os modelos que possuem um sistema de iluminação mais complexo. Pois além de ter todo o trabalho de instalar corretamente o Water Cooler e sua tubulação, também é preciso saber ligar corretamente todos os componentes que farão a iluminação do hardware.
Agora que você já sabe como funciona um Water Cooler e a sua real função, basta analisar se há mesmo a necessidade de ter um, e aproveitar a Black Friday para conferir os principais modelos em preços acessíveis.
E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!
Categorias