Muitas empresas se preparam durante anos para lançar um novo produto no mercado. Realizam estudos, fazem projeções, contratam especialistas, desenvolvem cada detalhe milimetricamente e... Falham miseravelmente. Não é pequena a lista de itens inovadores que entraram para a história como grandes fracassos e, para manter viva a memória das frustrações, um sueco criou o Museum of Failures.
O espaço fica na cidade de Helsingborg, Suécia, e foi criado pelo psicólogo Samuel West, também responsável pela curadoria do museu. A ideia de reunir produtos que não alçaram voos longos e muitas vezes acabaram gerando prejuízo para as suas fabricantes começou há dois anos, quando ele iniciou a sua coleção pessoal de inovações fracassadas.
Eis que a ideia evoluiu e ele resolveu abrir a coleção para visitação pública, com a inauguração acontecendo na última semana. Ao todo, o Museum of Failures conta com mais de 70 produtos em exposição, entre eles clássicos da tecnologia como o ex-inovador Google Glass, o icônico Apple Newton, o ex-futuro da multimídia Sony Betamax, o curioso Amazon Fire Phone e também o TweetPeek, um dispositivo cuja única função era acessar o Twitter.
Mas nem só de tecnologia vive o mundo dos fracassos, então, o local reúne ainda destaques como a caneta desenvolvida para mulheres Bic for Her, o perfume para os cachorros loucos do asfalto criado pela Harley Davidson, um jogo de tabuleiro de Donald Trump e um ketchup verde da Heinz. O vídeo abaixo é um ótimo aperitivo do que os visitantes vão encontrar no Museu dos Fracassos.
Você se lembra de algum produto que deveria ser lembrado com destaque no museu criado por West? Deixa a sua dica aí nos comentários.
Fontes
Categorias