Em março deste ano, uma matéria de capa da Newsweek afirmou que Dorian Nakamoto era o "rosto" e o criador da moeda virtual Bitcoin. O norte-americano de ascendência japonesa refuta o título.
Aliás, ele não apenas nega que seja o criador do Bitcoin, mas também diz que a reportagem é mentirosa e quer, com a ajuda dos internautas, processar a revista. Ele aceita doações em Bitcoins.
As acusações são pesadas. Nakamoto afirma que a conclusão da matéria é falsa e que contém declarações distorcidas, alteradas ou até mesmo inventadas. Ele diz não possuir habilidade ou experiência em criptografia ou sistemas ponto a ponto necessária para criar o Bitcoin (declara ser engenheiro de hardware).
Danos
Ele diz que a autora do artigo, Leah McGrath Goodman, conseguiu seu email pessoal através de mentiras e publicou detalhes de sua vida pessoal, incluindo sua saúde, sua situação profissional e seus problemas financeiros.
A Newsweek pertencia ao The Washington Post Company, mas, em agosto de 2010, foi vendida e deixou de ser publicada em papel em dezembro de 2012. Hoje, a revista está nas mãos da IBT Media, que relançou a edição física em março, justamente com a matéria do suposto "pai" do Bitcoin na capa.
Fontes