(Fonte da imagem: Reprodução/Jane Rahman)
Senhas repletas de números e combinações complexas podem em breve se tornar algo do passado, ao menos se depender de uma nova tecnologia desenvolvida pela Intel. Um protótipo criado pela empresa conhecido como “Client-Based Authentication Technology” promete incorporar a biometria aos aparelhos eletrônicos do futuro, diminuindo a chance de que informações pessoais sejam acessadas por estranhos.
A novidade foi demonstrada esta semana por Sridhar Iyendar durante o Intel Developer Forum. Com a ajuda de um assistente, ele mostrou um novo sensor que é capaz de identificar as marcas presentes na palma da mão de uma pessoa — após o processo de autenticação terminar, é possível fazer login em um sistema operacional ou garantir o acesso a uma conta de email, entre outras aplicações.
Segurança na ponta de seus dedos
A nova tecnologia desenvolvida pela Intel é capaz de identificar o padrão único das veias presentes nas mãos de cada pessoa. Segundo Iyendar, a invenção pode ser aplicada em diversos meios, o que eliminaria completamente a necessidade de configurar senhas complicadas e torcer para que elas não sejam descobertas.
O pesquisador afirma que, embora necessite de novos hardwares e softwares para funcionar, a tecnologia não exige o uso de uma nova arquitetura de chips. Como a Intel é quem está patrocinando a ideia, não deve demorar muito tempo até que os primeiros aparelhos com o recurso cheguem às prateleiras de grandes lojas.
Fonte: Reuters
Categorias