O Facebook e a Microsoft, desenvolvedora do motor de busca Bing, anunciaram ontem uma parceria para aprimorar a forma como os usuários realizam pesquisas na internet. A ideia para o novo formato de ferramenta é que o resultado apresentado pelo buscador seja personalizado conforme a conta do usuário na rede social.
A parte gráfica dos serviços não deve sofrer alterações drásticas. A mudança ficará por conta dos códigos de programação que ditam as diretrizes do algoritmo do Bing. A sociedade destas potências tecnológicas vai fazer com que os links que recebem destaque (aqueles que são exibidos no topo da primeira página) estejam entre as páginas preferidas dos contatos no Facebook.
Os sites que receberam indicações de interesse dos seus amigos por meio do recurso “Curtir” no Facebook vão assumir posições com maior relevância durante suas pesquisas no Bing. Isso faz com que conteúdos mais próximos a suas necessidades sejam exibidos logo na página principal da pesquisa. Confira o vídeo de divulgação dos novos recursos:
Outra ferramenta que em breve será implementada no Bing é o envio de mensagens para perfis no Facebook. Com isso, você poderá enviar mensagens para seus amigos ou familiares diretamente do resultado de uma pesquisa neste buscador.
No momento somente os EUA foram contemplados com as novas funcionalidades. Esperamos que elas logo estejam disponíveis em território verde e amarelo para avaliarmos melhor o potencial desta parceria.