Este é mais um tutorial para aqueles usuários que ainda não estão familiarizados com o Windows 7. Vamos mostrar como é simples personalizar a Barra de tarefas, mudando a posição dela, a maneira como os ícones são exibidos e outros detalhes.
Mude de lugar
Por padrão, a Barra de tarefas fica na parte de baixo da tela, mas é muito simples deixá-la em um dos lados ou na parte de cima. Primeiro, certifique-se de que ela está desbloqueada, o que permite sua movimentação. Clique com o botão direito sobre a barra e deixe a opção “Bloquear a barra de tarefas desmarcada”.
Então, clique e arraste a barra para o canto que você preferir.
Ocultar automaticamente
Para ganhar mais espaço na Área de trabalho, é possível configurar o Windows para ocultar a Barra de tarefas automaticamente quando o cursor do mouse não estiver sobre ela. Acesse as propriedades da Barra de tarefas (botão direito sobre a Barra e “Propriedades”) e marque a opção “Ocultar automaticamente a barra de tarefas”.
Ajuste o tamanho
Também é muito fácil ajustar o tamanho da Barra de tarefas, independente do canto onde ela estiver. Posicione o cursor do mouse na extremidade da barra até que ele mude para uma seta dupla, e então arraste para aumentar ou diminuir o tamanho.
Quanto maior a barra, mais ícones e atalhos ela comporta, porém mais espaço é ocupado por ela na Área de trabalho.
Fixe e organize atalhos
Para fixar o atalho de algum programa, execute-o, clique sobre o atalho e marque a opção “Fixar este programa na Barra de tarefas”. É possível mudar a ordem dos ícones fixados como você preferir, bastando clicar e arrastar os ícones para os lados.
O procedimento para desafixar é o mesmo, apenas o texto da opção muda para “Desafixar este programa na Barra de tarefas”.
Uma possibilidade interessante do Windows 7 é a fixação de atalhos para sites da internet na Barra de tarefas. Com o Internet Explorer, arraste a guia à Barra de tarefas até que o ícone mude para “Fixar em Barra de tarefas”.
Então a página estará sempre à mão pela Barra de tarefas.
Ajuste a exibição dos ícones
Para ganhar mais espaço e exibir mais ícones, a dica é reduzir o tamanho deles. Nas propriedades da Barra de tarefas, marque a opção “Usar ícones pequenos”. Os ícones ficam bem menores, por isso é recomendado utilizar esta configuração em monitores grandes e de alta resolução.
Também nas propriedades da Barra de tarefas, explore o menu “Botões da barra de tarefas” e veja o que cada uma das três opções faz:
“Sempre combinar, ocultar rótulos”: configuração padrão, que exibe apenas o desenho do ícone;
“Combinar quando a barra de tarefas estiver cheia”: além do ícone, esta configuração exibe o título da janela. Os botões são combinados quando a Barra está cheia;
“Nunca combinar”: semelhante à configuração anterior, mas não combina ícones mesmo quando a Barra estiver cheia.
Adicione ferramentas
Também é possível adicionar ferramentas à Barra de tarefas, ou seja, atalhos para recursos simples e práticos para o uso do Windows. Clique com o botão direito sobre a Barra e explore o menu “Barra de ferramentas”.
“Endereço” adiciona uma barra para digitar um caminho e abri-lo no Windows Explorer; “Links” exibe links de páginas da internet; “Painel de Entrada” configura tablets; “Área de trabalho” oferece atalhos para diferentes áreas do Windows; e “Barra de idiomas” serve para ajustes do idioma do teclado.
Ajustes na Área de notificação
Para definir os ícones que aparecem na Área de notificação, ou seja, à extrema direita da Barra de tarefas (onde fica o relógio), clique sobre a pequena seta e em “Personalizar”.
A tela aberta mostra os ícones ativos no momento. Explore o menu de contexto ao lado deles e marque a opção “Ocultar ícones e notificações” ou “Mostrar somente notificações” para não mostrar o ícone do respectivo programa.
....
Estas foram algumas dicas simples para você deixar a Barra de tarefas mais personalizada. Esperamos ter ajudado você que está conhecendo o Windows 7 agora. Até nosso próximo tutorial.
Categorias