Que tal uma batalha entre dezenas de aeromodelos nos céus dos EUA?
Até 2015, professor quer colocar criações de escolas militares para brigar.
Até agora, estamos longe de ter uma guerra protagonizada por veículos aéreos não tripulados, mas já é possível reproduzir algumas batalhas de outras maneiras – e a melhor delas, sem dúvidas, é a partir de aeromodelos. Essa é a ideia de um professor da Naval Postgraduate School, nos Estados Unidos, que quer colocar frotas de aeronaves em miniatura umas contra as outras.
Estudantes estão construindo aeromodelos, sistemas de lançamento e softwares de comando para, no futuro, montar um tipo de torneio que envolva escolas de engenharia e órgãos militares — tudo para descobrir quem criou o melhor veículo voador.
As melhorias usadas nesses protótipos, caso sejam viáveis, podem virar realidade até mesmo em jatos de tamanho natural. Estratégias de batalha e até profissionais envolvidos no torneio seriam aproveitados pela Força Aérea dos Estados Unidos.
Mas isso ainda está longe de acontecer: os modelos atuais são lançados manualmente ou por uma estrutura básica de PVC e têm uma bateria de curta duração. A ideia é que, se não for arquivado antes por impossibilidade de realização, o combate de aeromodelos vire realidade até 2015.
Fonte: Cnet
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.