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Há algumas semanas, publicamos uma notícia que mostrava que os norte-americanos estavam pesquisando formas de acabar com o barulho excessivo causado pelos aviões. Agora, a NASA também está entrando na briga pelo projeto de uma aeronave silenciosa que cause menos poluição sonora e, principalmente, permita voos comerciais muito mais rápidos. Mas em vez de as asas inovadoras daquela matéria, as pesquisas neste caso são por uma aeronave inteiramente nova.
Junto com a NASA estão as empresas Boeing e Lockheed Martin, que pretendem chegar a resultados que possam ser instalados em seus aviões até 2025. O grande objetivo é fazer com que os níveis de poluição sonora sejam reduzidos drasticamente. Hoje, os primeiros protótipos chegaram a resultados animadores, que ficam entre 81 e 79 decibéis – modelos da Concorde estão muito acima disso.
A intenção dos engenheiros e cientistas é chegar a um resultado que seja inferior aos 70 decibéis. Dessa maneira, seria possível fazer com que os aviões atingissem velocidades supersônicas em voos comerciais, não causando distúrbios às grandes cidades.
Por que menos som significa mais velocidade?
Um dos motivos para que os aviões não sejam mais velozes são as explosões sônicas – um barulho muito alto que pode ser percebido quando as aeronaves atingem a velocidade do som. Em operações militares, os pilotos estão preparados para isso, mas em voos comerciais os passageiros poderiam não reagir nada bem ao momento em que a velocidade é atingida.
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Segundo o site Aviation Week, a explosão sônica realmente se parece com uma explosão, o que pode causar pânico por parte das pessoas. Além disso, como este tipo de voo ocorre sobre grandes cidades, a poluição sonora seria um incômodo que poucas populações estariam dispostas a suportar.
Por essas razões, criar aviões capazes de anular – ou pelo menos diminuir – impactos sonoros externos e internos é um dos maiores obstáculos para que a aviação continue evoluindo em termos de velocidade, conforto e facilidade.
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