Criar submarcas para atuar em um mercado específico é algo muito comum no meio automotivo, pois ajuda a empresa a concentrar seus esforços no desenvolvimento de produtos que prometem atender aquele público em especial com mais exatidão.
E foi exatamente o que a Audi fez recentemente. A montadora alemã se juntou com a chinesa SAIC para criar a AUDI - sim, a Audi agora tem uma submarca chamada AUDI que traz todas as letras maiúsculas para se diferenciar de sua "mãe". A nova AUDI será dedicada exclusivamente ao mercado chinês, ou seja: não espere ver os carros da AUDI fora da China.
Para marcar sua estreia, a AUDI apresentou o chamado E concept, uma espécie de perua com visual altamente futurista e, é claro, propulsão 100% elétrica. Seu design, suas tecnologias... tudo foi especialmente pensado para atender ao gosto do consumidor chinês e, por não ser um Audi, não há o logo das quatro argolas, mas o nome AUDI estilizado em seu lugar.
O E concept é construído sobre a inédita plataforma Advanced Digitized Platform e é equipado com dois motores elétricos, sendo um em cada eixo, que entregam até 775cv e 81,5kgfm de potência e torque máximos. Alimentado por uma bateria de 100kWh, ele vai de 0 a 100km/h em apenas 3,6 segundos e oferece até 700km de autonomia segundo o ciclo chinês CLTC.
Além de um derivado direto do E concept nos moldes de perua, a AUDI terá outros dois modelos de produção nos anos seguintes, sendo um SUV e um sedan de grande porte, todos com motorização 100% elétrica e uma identidade visual própria, distante dos carros da marca-mãe Audi que são comercializados no restante do planeta.
Ou seja: ao contrário do que alguns portais e várias páginas estão divulgando, a Audi não abandonou o tradicional logo das quatro argolas. A "matriz" alemã continuará como sempre, porém, para o lucrativo e acirradíssimo mercado chinês, quem tomará as rédeas agora é a nova AUDI - lembre-se sempre das letras maiúsculas para diferenciá-la da original.