Só falta servir café; toda a tecnologia embarcada do Range Rover Sport 2025

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O mundo automotivo sempre andou de mãos dadas com o universo da tecnologia, entretanto, essa relação vem se estreitando cada vez mais com o passar do tempo. Não é exagero dizer que os automóveis de hoje são macrocomputadores quase autossuficientes.

Um bom exemplo disso é o Range Rover Sport, um SUV de alto luxo que testamos mês passado e que traz tantos recursos que se torna impossível abordar tudo em uma única matéria. Já publicamos nossa avaliação completa com ele (acesse clicando aqui) e agora é hora de conferir os detalhes tecnológicos do grandalhão britânico. Vamos lá!

Foi esse o exemplar que testamos, do ano/modelo 2025 na versão Autobiography, a mais cara.
Foi esse o exemplar que testamos, do ano/modelo 2025 na versão Autobiography, a mais cara.

Inteligência para ver e ser visto

Para começar, o "nosso" Range Rover Sport 2025 trazia os faróis Digital LED com projeção de imagens como item de série. Além do ajuste automático de altura do feixe de luz, eles contam com facho direcional (acompanha o movimento do volante) orientado por GPS, antecipando o traçado da pista adiante para distribuir a luz baixa da melhor forma.

Também há os projetores de imagem que literalmente "criam" faixas na pista quando necessário, além de ajustar o feixe de luz para não ofuscar os motoristas à frente. Por fim, eles contam com esguichos lavadores (se ativam junto do limpador de para-brisa), luzes diurnas integradas e há, na extremidade inferior do para-choque, faróis de neblina.

Os freios são assinados pela renomada Brembo.
Os freios são assinados pela renomada Brembo.

Ainda na parte externa, o Range Rover Sport 2025 impressiona por contar com eixo traseiro esterçante. Em baixas velocidades, as rodas de trás viram em até 7º graus no sentido contrário ao das dianteiras, visando facilitar as manobras - afinal, são 4,94m de comprimento. Graças a isso, ele consegue um diâmetro de giro inferior a 11m, equivalente a um hatch compacto.

Já em altas velocidades, as rodas traseiras viram no mesmo sentido das dianteiras, visando manter o SUV de mais de 2.800kg sob controle mesmo nas curvas mais abusadas. A suspensão a ar pode mudar o vão livre do solo de 160mm (mais baixo) para até 270mm (mais alto), deixando-o mais voltado a uma condução esportiva ou a um off-road mais pesado.

Iluminação ambiente do painel e portas é customizável; nos pés, é sempre branca.
Iluminação ambiente do painel e portas é customizável; nos pés, é sempre branca.

Lounge sobre rodas

Por dentro, o Range Rover Sport 2025 traz um sofisticado sistema de cancelamento de ruídos que capta sons indesejáveis diretamente nas caixas de roda, transmitindo-os para um computador que calcula a frequência necessária do som que irá anular esses ruídos. Esse som é inaudível ao ser humano e "confronta" os ruídos, anulando-os completamente.

Esse sistema opera junto dos 30 alto-falantes do som Meridian disponível como opcional, equipado com 29 caixas distribuídas pela cabine + um subwoofer, totalizando até 1.430w de potência. Além do equalizador padrão, ele conta com três modos de distribuição da música, podendo deixá-la mais localizada ou como se estivesse no ambiente externo.

Almofadas de cabeça são ajustáveis.
Almofadas de cabeça dos quatro lugares principais são ajustáveis.

Os quatro principais lugares do Range Rover Sport 2025 trazem aquecimento, resfriamento e zonas individuais do ar condicionado com controle de ventilação, temperatura e direção do ar. Os bancos da frente ainda contam com variados tipos de massagem, cada um com cinco níveis de intensidade e sentido personalizável. Os encostos dos bancos traseiros têm ajuste elétrico.

Quem viaja na traseira tem ainda cortinas retráteis contra o sol, saídas de ar no console central e no teto, apoio de braço central com porta-copos e, por fim, duas telas individuais com entradas HDMI e suporte a conexão wi-fi para assistir serviços de streaming, entre outros. É possível conectar fones para cada passageiro ter uma experiência individual.

Câmeras em 360º trazem inúmeras funcionalidades.
Câmeras em 360º trazem inúmeras funcionalidades.

O sistema de visão 360º faz jus ao nome: ele é capaz de simular imagens em 3ª pessoa de diversos ângulos diferentes, como se você tivesse pedido a amigos ou familiares para olharem o carro de fora enquanto você manobra. O melhor é que essas câmeras permitem o uso no modo on-road (para manobras) ou no modo off-road (para trilhas).

E o modo off-road conta com funcionalidades intrigantes como o "capô invisível", onde um jogo de imagens permite que o condutor veja exatamente onde está passando com seu veículo, algo bastante útil em caminhos mais difíceis. Na tela do multimídia também é possível ver como os diferenciais estão atuando, quais os ângulos do carro mediante a altura da suspensão, etc.

Multimídia Pivi Pro quase exige um minicurso para ser operado, tamanha a quantidade de funções.
Multimídia Pivi Pro quase exige um minicurso para ser operado, tamanha a quantidade de funções.

E o café?

Mediante tantos recursos diferentes, não dá para sentir falta de nada ao volante do Range Rover Sport 2025... a não ser o cafezinho que ele ainda não faz. Brincadeiras à parte, o SUV britânico esbanja (literalmente) tecnologia embarcada e mimos para fazer jus ao seu preço inicial de tabela. Trocando em miúdos, é um produto para poucos afortunados.

Mas é evidente que há espaço para melhorias e nós destacamos algumas delas em nossa avaliação completa. Ainda assim, o utilitário de luxo oferece uma experiência de direção instigante e uma qualidade de rodagem que pouco se vê igual na indústria. Não é nenhum Vogue, porém, é a melhor forma do Range Rover Sport em todos os seus anos.

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