Acabou o mistério: a montadora Jaguar finalmente revelou ao mundo sua mais nova criação. Trata-se do Type 00, um conceito de estilo altamente excêntrico e incomum que antecipa tudo o que podemos esperar nos próximos lançamentos da marca britânica.
O Type 00 é a primeira obra da "nova Jaguar". A marca optou por mudar drasticamente seu posicionamento no mercado após amargar maus resultados comerciais com os veículos lançados nos últimos dez anos; para isso, todos eles foram descontinuados e uma nova gama bem mais enxuta se formará nos anos a seguir, focando em alto luxo e exclusividade.
O conceito inédito incorpora o que a empresa chama de Modernismo Exuberante, expresso através de elementos como o longo capô, as enormes rodas de 23 polegadas, o caimento suave na traseira ao estilo fastback e as compridas portas com abertura tipo "borboleta", abrindo na diagonal em direção às colunas A, que sustentam o para-brisa.
Ele é construído sobre a plataforma chamada Jaguar Electrical Architecture - JEA, projetada para acomodar somente veículos com propulsão 100% elétrica. A ideia é que todos os (poucos) novos Jaguar daqui em diante sejam modelos puramente elétricos, feitos sobre diferentes variações da arquitetura JEA. Serão três novos modelos, incluindo um SUV.
Vale reforçar que o Type 00 não é um modelo de produção, mas as suas linhas servirão de base para os futuros carros da montadora. O primeiro deles será um luxuoso GT de quatro portas, mesclando elementos de sedan e coupé, que será apresentado no ano que vem e promete autonomia de até 770 quilômetros.
Para acompanhar o novo posicionamento, a empresa também renovará sua rede de concessionários. A primeira das novas lojas ficará em Paris, na França, e a ideia é que elas proporcionem uma experiência imersiva em todo o universo da Jaguar e sua cultura, porém, a quantidade de lojas será bem mais restrita do que jamais foi.
Analise as fotos com atenção e notará detalhes curiosos como a quase-absoluta ausência do emblema do felino: ele agora será usado apenas como adorno de detalhes diminutos. O novo emblema da Jaguar é o "lettering" com os caracteres soltos, presente na dianteira e na traseira do conceito. Já nas rodas, o emblema minimalista JR se encontra no centro dos aros.
Os retrovisores convencionais deram lugar a câmeras escamoteáveis que aparecem com o carro ligado. Por dentro, painel de instrumentos e central multimídia ficam escondidos, revelando-se apenas na partida. Será que os próximos lançamentos da marca seguirão essas ideias tão inusitadas? A resposta virá apenas no final de 2025.