Teste: Range Rover Sport 2025 é o SUV que redefine o conceito de supercarro

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O termo supercarro é historicamente atribuído a modelos de concepção esportiva, feitos para atingir altas velocidades e tempos espantosos em pista. Acontece que há muitas outras formas de um carro ser "super" e o nosso teste da vez comprova isso com excelência.

O TecMundo percorreu mais de 2.000km com o Range Rover Sport, um super-SUV de alto luxo que foi atualizado recentemente para a linha 2025 e que nós testamos por dez dias. Recebemos uma unidade da versão Autobiography, cujo preço começa em R$1.185.500, e trazemos todos os detalhes do utilitário britânico para você. Confira!

Nosso exemplar testado veio na cor Cinza Carpathian. Rodas aro 23 trazem apliques em carbono legítimo e são opcionais.
Nosso exemplar testado veio na cor Cinza Carpathian com o teto em preto. É possível levar o teto combinando, dependendo da cor.

De tudo um muito

Atualmente na terceira geração, o Range Rover Sport continua sendo um dos maiores modelos da gama: são 4,94m de comprimento, 1,82m de altura, 2,04m de largura (tirando os espelhos) e 2,99m de entre-eixos. As gigantescas rodas de 23 polegadas com porções em fibra de carbono legítima são opcionais e calçam pneus de medidas 285/40 R23.

Debaixo do capô se encontra a grande novidade da linha 2025 e ela também é repleta de superlativos: o bloco 3.0 de seis cilindros a gasolina atua em conjunto com um motor elétrico para totalizar até 550cv e 81,5kgfm de potência e torque, o suficiente para levar o utilitário de 0 a 100km/h em 4,9 segundos e a uma velocidade máxima de 242km/h.

Como de praxe no segmento premium, quase todas as
Como de praxe no segmento premium, quase todas as "entranhas" do motor ficam ocultas.

O conjunto motriz do Range Rover Sport 2025 é do tipo híbrido plug-in, ou seja, trata-se de uma arquitetura de maior capacidade do que os híbridos convencionais (também chamados de plenos) e que permite recarga pela tomada - nesse caso, inclusive, com suporte a carga rápida. Há uma bateria de 31,8kWh usáveis que garante até 69km de autonomia pelo PBEV.

Na prática, contudo, é possível rodar bem mais se o trajeto for favorável e se as respostas ao volante forem comedidas. Você pode escolher se quer usar o modelo apenas em modo 100% elétrico (EV), em modo combinado (Hybrid) ou somente na gasolina (Save), guardando a energia para ocasiões específicas como congestionamentos, por exemplo.

O interior do
O interior do "nosso" carro veio todo em preto, mas existem inúmeras possibilidades de customização.

Primeira classe para todos

A lista de recursos de série é imensa e contempla: faróis Digital LED com projeção de imagens e ajuste automático, ar condicionado de quatro zonas, bancos com aquecimento e resfriamento até na traseira, teto solar panorâmico, iluminação ambiente customizável, rodas traseiras esterçantes, suspensão a ar adaptativa, entre vários outros.

A unidade que nos foi cedida também trouxe alguns opcionais como: telas traseiras individuais de 11,4", geladeira embutida no console central, pinças de freio em vermelho, sistema de som Meridian Signature com nada menos do que 29 alto-falantes + um subwoofer e 1.350 watts de potência, purificador de ar para a cabine e alguns outros recursos de comodidade.

Bancos traseiros contam com ajuste elétrico de inclinação e almofadas de cabeça que
Bancos traseiros contam com ajuste elétrico de inclinação e almofadas de cabeça que "abraçam".

Andar com o Range Rover Sport 2025 é uma experiência intrigante. Para começar, leva-se algum tempo até entender tudo o que o SUV pode fazer e se familiarizar com as funções, pois há muitos recursos e nem tudo é tão óbvio. Ao fecharmos as portas, um silêncio quase absoluto toma conta da cabine e impressiona pela qualidade do isolamento.

O britânico quase sempre iniciará em modo somente elétrico ou no híbrido, mas pode ser que ligue o 3.0 junto em ocasiões específicas para aquecer na primeira partida do dia. A suspensão a ar se abaixa automaticamente para facilitar o acesso e se ergue novamente quando as portas são fechadas, tal qual as maçanetas retráteis que só aparecem com as portas destravadas.

Por dentro, quase todas as superfícies são revestidas em material macio ao toque.
Por dentro, quase todas as superfícies são revestidas em material macio ao toque.

Apesar do visual mais arrojado e do nome Sport, o foco aqui é luxo e sobriedade. Por conta disso, o RR Sport parece flutuar pelo asfalto, pois se movimenta de forma sublime e imponente; pouco se ouve do mundo lá fora e, de igual modo, os passantes nas ruas só notarão o SUV se olharem diretamente, pois mesmo o motor a gasolina é absolutamente silencioso.

Você pode configurar o comportamento de tudo: direção, suspensão, câmbio, diferenciais... É possível ter um carro macio e suave ao volante ou agressivo e arisco. Dá para usá-lo no dia-a-dia sem gastar uma gota de combustível, mas se precisar do modo combinado, conseguirá médias superiores a 13km/l; nada mau para um mamute de 2.810kg.

Porta-malas comporta até 835 litros de bagagem.
Porta-malas comporta até 835 litros de bagagem.

A parte ruim é que mesmo no modo mais solto, o RR Sport ainda é muito conservador, levando algum tempo até entender o que o motorista quer e, de fato, executar. Quando o faz, porém, pode assustar, pois ambos os motores atuam em conjunto para fazer os 550cv e mais de 80kgfm serem entregues às quatro rodas, catapultando o SUV no asfalto adiante.

Também tivemos algumas ocasiões em que a "entrada" do motor a combustão gerou um tranco incômodo, ou o modo 100% elétrico ficou temporariamente indisponível sem explicação. Foram raros momentos, mas sinalizaram que mesmo um produto de mais de 1 milhão de reais tem espaço para as sempre importantes melhorias. Pode ser questão de software.

Volante traz comandos touch capacitivos - precisam ser pressionados para atuar.
Volante traz comandos touch capacitivos - precisam ser pressionados para atuar.

No final das contas, conduzir o Range Rover Sport 2025 foi uma oportunidade bastante interessante e rara, afinal, é um modelo para poucos. O SUV britânico esbanja luxo e conforto para todos, entregando performance digna do seu nome (e preço) quando é necessário e mantendo a capacidade off-road garantida pelas dezenas de recursos presentes.

A versão Autobiography eleva a experiência a um outro patamar, trazendo recursos inexistentes na opção de entrada HSE e oferecendo possibilidades quase infinitas de customização. Seja como for, o Range Rover Sport mostrou que é possível ser um supercarro em muitos outros tópicos além do desempenho no asfalto ou fora dele.

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