Já ouviu falar na Brabus? Se você gosta de carros e não conhece esse nome, deveria: a empresa alemã foi fundada em 1977 e é uma preparadora especializada em modificações de alta performance e exclusividade. Hoje, 47 anos depois, é um sucesso.
A Brabus mexe em praticamente qualquer veículo de qualquer montadora, porém, é especializada nos modelos da Mercedes-Benz. Sua última criação, inclusive, tem por base um dos carros mais longevos e icônicos da montadora: o conversível SL. Foi em cima dele que a Brabus criou o Rocket GTS, um monstro de números impressionantes e preço surreal.
Carroceria do Rocket GTS usa e abusa de fibra de carbono exposta, sem pintura.Fonte: Divulgação/Brabus
Para criar o Rocket GTS, a Brabus transformou a carroceria originalmente conversível do SL em uma Shooting Brake, uma espécie de perua encurtada com apenas duas portas e design mais esportivo ao invés de familiar. A preparadora usou quantidades homéricas de fibra de carbono para projetar os novos painéis da lataria, criando um modelo único.
A carroceria ainda recebeu para-lamas alargados, para-choques feitos sob medida, um aerofólio traseiro integrado estilo rabo-de-pato (popularmente conhecido como "ducktail") e outros recursos funcionais para manter o esportivo grudado no chão mesmo em altas velocidades. As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 22" na traseira.
As lanternas foram um dos poucos elementos que sobraram do Mercedes SL original.Fonte: Divulgação/Brabus
Falando em velocidade, o Brabus Rocket GTS traz uma versão abrutalhada do motor do AMG SL63 E Performance, com sua litragem ampliada de 4,0 para 4,4 litros. Ou seja: trata-se de um 4.4 V8 biturbo que trabalha aliado a um motor elétrico - sim, o Brabus Rocket GTS é um híbrido plug-in, mas a eletrificação está aqui para aumentar a performance.
E a receita deu certo, pois esse conjunto entrega nada menos do que 1.000cv e absurdos 185kgfm de torque - cerca de 10 vezes mais torque do que um motor 1.0 turbo usado nos carros brasileiros de hoje. Com isso, ele vai de 0 a 100km/h em apenas 2,6 segundos e atinge a máxima de 317km/h limitada eletronicamente.
Por dentro, mais doses de fibra de carbono e couro por diversos lugares.Fonte: Divulgação/Brabus
Por dentro há dois lugares na frente com todo o luxo possível e mais dois menores atrás, feitos somente para crianças. Graças ao novo estilo de carroceria, sem todo o mecanismo do teto retrátil de lona, o espaço para as bagagens melhorou em relação ao SL original e, com isso, o Brabus Rocket GTS tem a vantagem de ser um veículo versátil.
O acabamento interno abusa da fibra de carbono assim como o exterior, além de superfícies em couro ou alcantara por todos os lados. Há ainda um sistema de iluminação ambiente customizável no painel e portas, som assinado pela Burmester (uma das melhores grifes do mundo) e todas as mordomias que um carro desse nível pede.
Rodas trazem discos aerodinâmicos embutidos que expulsam o calor dos freios para fora das caixas de roda.Fonte: Divulgação/Brabus
Há inúmeros outros detalhes interessantes sobre o Brabus Rocket GTS, mas a essa altura do campeonato, você deve querer saber quanto custa a brincadeira. Vale lembrar que os modelos da Brabus são feitos sob medida e contam com infinitos opcionais, portanto, é difícil falar em valores específicos porque cada projeto é único e a empresa se orgulha disso.
Entretanto, a marca já produziu uma unidade do Brabus Rocket GTS para exibições - que é o exato modelo que você vê nas fotos da matéria - e ela está à venda por 945.762 euros, o que dá quase 6 milhões de reais em conversão direta, sem impostos. A Brabus afirma que o Rocket GTS será feito em tiragem limitada, mas não especifica números.
Categorias