A montadora Tesla começou a testar o serviço de táxis autônomos usando veículos da marca. De acordo com o CEO da companhia, Elon Musk, funcionários já estão usando os serviço de transporte por aplicativo para se deslocar na região da Baía de San Francisco, na Califórnia.
O bilionário ainda indicou que em 2025 já será possível a qualquer pessoa solicitar um carro autônomo da Tesla via aplicativo para fazer um trajeto pago nessa região. A informação foi revelada durante uma reunião com acionistas, após boas notícias para a Tesla em termos de lucro.
Nos testes feitos até o momento, os carros autônomos solicitados pelos funcionários trazem motoristas humanos por questões de segurança, tanto para assumir o volante em caso de problemas e supervisionar os experimentos.
Até o fim de 2025, ainda segundo o empresário, outros estados dos EUA também podem receber o serviço — incluindo o Texas, onde atualmente Musk mantém a maior parte das próprias operações.
Musk pode cumprir a promessa?
Apesar da empolgação de Musk e os prazos curtos, são muitas as dúvidas sobre a viabilidade da Tesla em conseguir lançar um serviço de carro autônomo via app já no ano que vem. A primeira das preocupações, inclusive, tem a ver com o próprio sistema de piloto automático da companhia.
Apesar de ser uma das marcas mais conhecidas a oferecer um serviço do tipo com o Autopilot e a sua evolução, o Full Self Driving (FSD), a montadora tem sido bastante criticada por não cumprir promessa antigas na área.
O sistema de piloto automático da Tesla passa por um período delicado. (Imagem: Tesla/Divulgação)Fonte: Tesla
Anos atrás, Musk prometeu a chegada de um carro 100% autônomo e que toda a linha de veículos da Tesla seria compatível com esse recurso, com nenhuma das duas falas sendo cumpridas até hoje. O bilionário foi contestado também pela falta de um plano estratégico envolvendo o Cybercab, que é o novo táxi robô da marca.
Além disso, a Tesla passa por investigações nos EUA pela possível responsabilização da companhia em acidentes envolvendo o piloto automático. Atualmente, o próprio FSD é descrito apenas como um assistente de direção que ainda exige acompanhamento humano.
O segundo problema é regulatório: o estado da Califórnia exige uma alta quantidade de documentos e dados de testes antes de emitir a aprovação para testes públicos ou o oferecimento de um serviço de táxis autônimos.
Um carro autônomo da Waymo circulando nos EUA.Fonte: GettyImages
A Waymo, divisão da Google no setor, levou anos para conseguir o sinal positivo do governo local para isso — mas a Tesla confia que fará tudo mais rápido e de forma menos burocrática em outros estados.
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