A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA) anunciou nesta sexta-feira (18) a abertura de uma investigação sobre o software Full Self-Driving (FSD) da Tesla. O objetivo é verificar se a ferramenta falhou em acidentes envolvendo carros da marca, um dos quais resultou em morte.
Segundo o órgão, o sistema de direção autônoma estava ativo em quatro acidentes ocorridos em condições de visibilidade reduzida na estrada, motivada por brilho do Sol, neblina ou poeira. Em uma dessas ocasiões, um pedestre morreu após ser atropelado, enquanto em outra houve pelo menos uma pessoa ferida.
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O sistema de condução da Tesla exige a presença do motorista para funcionar.Fonte: Getty Images/Reprodução
O regulador quer averiguar a capacidade do FSD de detectar e responder às condições de visibilidade reduzida e se outros acidentes envolvendo o mecanismo aconteceram sob circunstâncias semelhantes. A NHTSA também vai analisar se as atualizações do sistema afetaram seu desempenho e como a montadora avaliou os impactos de segurança dos updates.
A investigação abrange os carros elétricos Tesla Model S e Tesla Model X fabricados entre 2016 e 2024, os modelos Model 3 produzidos de 2017 a 2024 e o Model Y que saiu de fábrica entre 2020 e 2020. As picapes Cybertruck de 2023 e 2024 equipadas com o FSD também farão parte da apuração.
FSD não é 100% autônomo
Como detalha a montadora de Elon Musk em seu site, o FSD é um “sistema de automação de direção parcial”. Oferecido por meio de assinatura, a ferramenta exige que o motorista permaneça em seu assento durante todo o percurso, ficando pronto para assumir o controle do carro se necessário.alia
O software já foi alvo de investigações em outras ocasiões, também por causa de acidentes. Esta apuração mais recente é o passo inicial para que a agência reguladora exija o recall dos carros envolvidos se ficar provado que eles representam riscos para a segurança.
Enquanto isso, o bilionário tem planos de lançar veículos 100% autônomos entre 2026 e 2027. Na semana passada, o CEO da Tesla apresentou o primeiro robotáxi da empresa, que não tem volante nem pedais, junto com uma van igualmente conduzida sem qualquer intervenção humana.
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