Oficial: Volkswagen confirma novo Golf GTI para o Brasil em 2025
Oitava geração do hatch médio chegará ao país na versão esportiva GTI, um degrau abaixo da mais poderosa R

Fonte: Divulgação/VW
Imagem de Oficial: Volkswagen confirma novo Golf GTI para o Brasil em 2025 no tecmundo
Onde há fumaça há fogo, certo? Pois bem. Depois de ser flagrado no aeroporto de Viracopos e de ter aparecido formalmente para o público na última edição do Rock In Rio, o novo Volkswagen Golf GTI finalmente foi confirmado para o mercado brasileiro.
A confirmação veio de ninguém menos do que Ciro Possobom, CEO da divisão brasileira da montadora alemã. O executivo publicou um vídeo no LinkedIn onde aparece ao lado de uma unidade do hatch esportivo, afirmando que ele será comercializado no Brasil de maneira oficial, mas somente em 2025 e sem dar quaisquer detalhes sobre preços ou equipamentos.
Atualmente na 8ª geração, será a segunda vez que o Golf retorna ao mercado brasileiro após passar um tempo fora das lojas. A primeira foi em agosto de 2013 quando a marca lançou a 7ª geração do hatch médio após ter deixado as duas antecessoras longe do país, comercializando o famigerado "Mk4,5", a reestilização da 4ª geração, em seu lugar.
Agora, o alemão voltará após um hiato de seis anos, considerando seu lançamento em 2025; a sétima geração deixou de ser oferecida no final de 2019 com um lote limitado a 99 unidades do híbrido GTE. Será a primeira vez que o Golf de oitava geração chegará ao público brasileiro de forma oficial, pois os poucos exemplares que rodam no país são independentes.
O Golf GTI de 8ª geração foi reestilizado no começo de 2024. Ele traz o mesmo motor 2.0 turbo presente em modelos como o Tiguan Allspace que avaliamos há alguns meses, mas em uma versão mais nervosa que entrega até 265cv e 37,7kgfm de potência e torque máximos, o suficiente para levá-lo de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.
O facelift trouxe novos faróis e lanternas, para-choques redesenhados, novas opções de rodas e a extinção do câmbio manual de seis marchas. Agora, o esportivo é oferecido somente com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, sempre com tração dianteira. Seu preço base por aqui ficará entre 330 e 370 mil reais sem eventuais opcionais.
A vida do hatch alemão, contudo, não será nada fácil por aqui. Os carros que mais se aproximam de sua proposta são os japoneses GR Corolla, da Toyota, e o Civic Type R da Honda. Ambos custam acima de 400 mil reais e trazem câmbio manual, entretanto, seus motores são mais fortes e o desempenho, consequentemente, é superior.
Por conta disso, pode ser que a montadora alemã aposte em tecnologia embarcada como os faróis matriciais, teto solar panorâmico, iluminação ambiente customizável e outros "mimos" que não são oferecidos nos rivais. Para bater de frente com eles, o ideal seria o Golf R com tração integral e motor 2.0 de até 333cv e 42,8kgfm de potência e torque máximos.

Especialista em Especialista
Jornalista por formação e especializado em carros por paixão, atuo no setor automotivo desde 2010. Sou criador do blog Volta Rápida e um fã dos clássicos dos anos 90 e 2000.