Onde há fumaça há fogo, certo? Pois bem. Depois de ser flagrado no aeroporto de Viracopos e de ter aparecido formalmente para o público na última edição do Rock In Rio, o novo Volkswagen Golf GTI finalmente foi confirmado para o mercado brasileiro.
A confirmação veio de ninguém menos do que Ciro Possobom, CEO da divisão brasileira da montadora alemã. O executivo publicou um vídeo no LinkedIn onde aparece ao lado de uma unidade do hatch esportivo, afirmando que ele será comercializado no Brasil de maneira oficial, mas somente em 2025 e sem dar quaisquer detalhes sobre preços ou equipamentos.
O Golf de oitava geração nunca foi vendido oficialmente no Brasil... até agora.Fonte: Divulgação/VW
Atualmente na 8ª geração, será a segunda vez que o Golf retorna ao mercado brasileiro após passar um tempo fora das lojas. A primeira foi em agosto de 2013 quando a marca lançou a 7ª geração do hatch médio após ter deixado as duas antecessoras longe do país, comercializando o famigerado "Mk4,5", a reestilização da 4ª geração, em seu lugar.
Agora, o alemão voltará após um hiato de seis anos, considerando seu lançamento em 2025; a sétima geração deixou de ser oferecida no final de 2019 com um lote limitado a 99 unidades do híbrido GTE. Será a primeira vez que o Golf de oitava geração chegará ao público brasileiro de forma oficial, pois os poucos exemplares que rodam no país são independentes.
Cabine do Golf de 8ª geração foi completamente repaginada em relação ao anterior.Fonte: Divulgação/VW
O Golf GTI de 8ª geração foi reestilizado no começo de 2024. Ele traz o mesmo motor 2.0 turbo presente em modelos como o Tiguan Allspace que avaliamos há alguns meses, mas em uma versão mais nervosa que entrega até 265cv e 37,7kgfm de potência e torque máximos, o suficiente para levá-lo de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.
O facelift trouxe novos faróis e lanternas, para-choques redesenhados, novas opções de rodas e a extinção do câmbio manual de seis marchas. Agora, o esportivo é oferecido somente com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, sempre com tração dianteira. Seu preço base por aqui ficará entre 330 e 370 mil reais sem eventuais opcionais.
Por dentro, acabamento de qualidade e um visual deveras sóbrio para uma versão esportiva.Fonte: Divulgação/VW
A vida do hatch alemão, contudo, não será nada fácil por aqui. Os carros que mais se aproximam de sua proposta são os japoneses GR Corolla, da Toyota, e o Civic Type R da Honda. Ambos custam acima de 400 mil reais e trazem câmbio manual, entretanto, seus motores são mais fortes e o desempenho, consequentemente, é superior.
Por conta disso, pode ser que a montadora alemã aposte em tecnologia embarcada como os faróis matriciais, teto solar panorâmico, iluminação ambiente customizável e outros "mimos" que não são oferecidos nos rivais. Para bater de frente com eles, o ideal seria o Golf R com tração integral e motor 2.0 de até 333cv e 42,8kgfm de potência e torque máximos.
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