Volvo atualiza XC90 para 2025 e reafirma compromisso com modelos híbridos

2 min de leitura
Imagem de: Volvo atualiza XC90 para 2025 e reafirma compromisso com modelos híbridos
Imagem: Divulgação/Volvo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Volvo foi uma das primeiras montadoras a anunciarem planos de eletrificação total; a sueca afirmava ter o objetivo de vender apenas veículos 100% elétricos até 2030. Essa meta, no entanto, foi repensada recentemente para incluir os híbridos plug-in.

A última prova dessa mudança de meta foi apresentada semana passada. Até então, pensava-se que o inédito EX90, de concepção 100% elétrica, substituiria o longevo SUV de grande porte, mas a verdade é que ambos coexistirão no topo do portfólio da montadora para diferentes clientes.

A segunda e atual geração do XC90 nasceu em 2015 e nunca passou por mudanças tão expressivas quanto agora. O SUV de sete lugares ganhou novos faróis, grade frontal, para-choques, lanternas e rodas, além de mudanças no interior e na gama de motores. Ele deverá chegar ao Brasil no segundo semestre de 2025.

XC90 atualizado tem elementos inspirados no EX90.XC90 atualizado tem elementos inspirados no EX90.Fonte:  DIvulgação/Volvo 

Os novos faróis trazem uma releitura da famosa assinatura "martelo de Thor", contando com iluminação toda por LEDs e projetores adaptativos. A nova grade é feita por filetes enviesados e o novo para-choque mescla elementos verticais e horizontais em uma clara alusão ao desenho do EX90. O acabamento cromado ou preto dependerá da versão escolhida.

De lado há novas rodas que vão de aros 19 até 22, mas são as únicas alterações. Já na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo arranjo luminoso de antes, porém, ganharam uma máscara escurecida para simular o visual das peças dos modelos mais atuais. Vale acrescentar que o modelo das fotos de divulgação está sem o kit esportivo R-Design.

Mudanças foram mais sutis nas laterais e traseira do XC90.Mudanças foram mais sutis nas laterais e traseira do XC90.Fonte:  Divulgação/Volvo 

Internamente, a Volvo mexeu no posicionamento da central multimídia, trocando a antiga peça embutida por uma destacada e com mais "protagonismo" no painel, podendo ser de até 14,5 polegadas. O cluster de instrumentos 100% digital continua presente e capaz de espelhar o mapa do GPS, além de trazer um indicador dinâmico de condução.

No mais, a montadora mexeu em pontos menores como as saídas de ar, porta-objetos diversos, revestimentos dos bancos, apliques decorativos feitos de materiais reciclados, posição do carregador de smartphones por indução e até mesmo a interface da central multimídia que, vale lembrar, é Android. A opção de sete lugares permanecerá disponível.

Nova central multimídia não ficará embutida no painel.Nova central multimídia não ficará embutida no painel.Fonte:  DIvulgação/Volvo 

Falando sobre motorização, a Volvo oferece um 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina em diferentes níveis de desempenho e eletrificação. Há um micro-híbrido com potência de até 250, 300 ou 420cv dependendo da configuração, além de um híbrido plug-in de até 310cv combinado a um motor elétrico de até 145cv.

Por padrão, o XC90 trará suspensão adaptativa com amortecedores inteligentes e, como opcional, um sistema a ar com altura ajustável e leitura das condições de rodagem em até 500 vezes por segundo. A grande dúvida agora é quando exatamente ele chegará ao Brasil e quais dos itens estarão presentes. Mais detalhes podem surgir a qualquer momento.

Cupom Pneu Store

Garanta desde pneus de qualidade até acessórios para seu carro com desconto! Aplique o cupom Pneu Store e aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.