A Ford saiu do país? Desmentimos essa e outras fake news automotivas

Por Yuri Chaves Silva Pinho

03/09/2024 - 10:422 min de leitura

A Ford saiu do país? Desmentimos essa e outras fake news automotivas

Fonte : Reprodução/Takao

Fake news são, literalmente, notícias falsas, forjadas com o intuito de enganar o leitor e levá-lo a ter uma opinião distorcida sobre um fato qualquer. Engana-se quem pensa que elas falam apenas sobre temas políticos ou sociais; elas falam sobre tudo, inclusive sobre o mercado automotivo!

Visando remover a névoa obscura que ainda paira sobre certos tópicos pertinentes ao mundo dos carros, o TecMundo fez um apanhado com algumas fake news muito famosas que circulam até hoje e qual o verdadeiro fato por trás delas. Desse modo, suas opiniões e análises sobre os eventos poderão ser mais claras e coerentes. Vamos lá!

1º - a Ford não saiu do Brasil: no começo de 2021, a americana Ford decidiu parar de fabricar carros no país, encerrando as atividades nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Acontece que a montadora continua atuando normalmente no Brasil e traz novidades com regularidade, além de prestar assistência aos clientes em suas revendas autorizadas. A diferença é que agora ela vende apenas modelos importados.

Motores de três cilindros já estão no mercado há anos e são alvo de polêmicas até hoje.
Motores de três cilindros já estão no mercado há anos e são alvo de polêmicas até hoje.

2º - motor de três cilindros não é "bomba": os modernos motores de três cilindros são mais compactos e eficientes que os antigos. Não foi à toa que passaram a ser utilizados em larga escala, porém, eles também trazem mais tecnologia embarcada para melhorar o rendimento e o consumo de combustível. Tudo o que eles precisam é a manutenção correta com as peças e fluidos indicados pelo fabricante - ou seja, como em qualquer motor do planeta.

3º - baixa quilometragem não é sinônimo de carro bom: escolher um bom veículo usado é difícil e muitos tomam a quilometragem percorrida como parâmetro, mas isso é um erro crasso. Para começar, adulterar essa informação é muito fácil e acontece com frequência. Segundo que mesmo um carro pouco rodado pode ter sido "moído" sem o menor pudor ou ter passado muito tempo sem uso, o que também deteriora seus inúmeros componentes.

4º - o JAC J3 não usa motor Toyota: o primeiro carro da chinesa JAC no Brasil foi o J3, cujo motor trazia comando de válvulas variável, representado pelo emblema VVT na carroceria. A Toyota utilizava um emblema parecido em alguns carros com essa tecnologia, o que fez muita gente achar (e até divulgar) que o modelo chinês usava motor Toyota, passando confiabilidade. Na verdade, essa "parceria" nunca existiu. Os motores do J3 são da própria JAC.

Emblema com sigla parecida a usada pelos Toyota gerou confusão.
Emblema com sigla parecida a usada pelos Toyota gerou confusão.

5º - não é necessário aquecer o motor antes de sair: antigamente, quando os carros e seus motores eram bem mais simples, era comum deixá-los ligados para "esquentar" antes de sair, pois eles ficavam falhando quando frios. Agora, graças a recursos como gerenciamento eletrônico e pré-aquecimento de combustível, isso não é mais necessário, mas ainda é bom deixar o motor chegar na temperatura de trabalho antes de exigir demais dele, ou seja: pode rodar normalmente, porém, sem abusos até ele estar na temperatura certa.

6º - freios a tambor não são menos eficientes: ainda se discute muito sobre a eficácia dos freios a tambor, pois existe a crença popular de serem menos eficientes que os a disco. Na real, o poder de frenagem de ambos é o mesmo: o que acontece é que os discos dissipam melhor o calor e os resíduos do desgaste das pastilhas. A distância de parada de um carro é influenciada por inúmeros outros fatores, não necessariamente por usar discos ou tambores.

7º - carro flex pode rodar com qualquer mistura de gasolina e etanol: quem nunca teve um veículo com motor flex pode se assustar, mas a coisa é, de fato, tão simples quanto parece. Motores flex podem utilizar qualquer mistura de gasolina e etanol, em qualquer proporção, além de não "viciarem" se abastecidos com um único combustível por muito tempo. Se o seu carro falha quando você troca o combustível, é porque há algo de errado.


Por Yuri Chaves Silva Pinho

Especialista em Especialista

Jornalista por formação e especializado em carros por paixão, atuo no setor automotivo desde 2010. Sou criador do Volta Rápida e um fã tanto dos clássicos alemães quanto dos americanos.


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