Se você é uma daquelas pessoas que estão sempre na estrada e sofrem com as filas em praças de pedágio, vai gostar de saber que um novo sistema automático já está sendo implementado nas rodovias paulistas.
Trata-se do Free Flow que, diferente de outros sistemas de cobrança automática de pedágio, ele opera na velocidade da via. Confira a seguir como ele funciona, as formas de pagamento e as primeiras praças que receberão essa nova tecnologia!
Free Flow: pedágio automático e sem filas
Fonte: EcoNoroeste
Com o objetivo de melhorar a experiência dos viajantes, facilitar os pagamentos e evitar filas na estrada, a concessionária EcoNoroeste está começando a utilizar o sistema de pedágio eletrônico Free Flow.
A empresa, que é responsável pelo trecho do noroeste paulista do grupo EcoRodovias, desenvolveu todo o sistema e afirma que a novidade proporcionará "mais comodidade e segurança" ao trajeto.
Como funciona o Free Flow
O novo sistema opera em três etapas:
1. Reconhecimento do veículo
Quando o veículo — independente do modelo, categoria ou tamanho — passa por um pórtico da Free Flow, o sistema de câmeras, sensores e antenas faz a leitura da placa ou da tag para identificação.
2. Análise para cobrança
Esse mesmo sistema também é capaz de reconhecer o tipo do veículo (carro, moto, caminhão, ônibus, etc) e a quantidade de eixos. A partir disso, ele pode emitir a cobrança correta para cada um.
3. Pagamento do pedágio
Por fim, o usuário da rodovia pode realizar o pagamento de forma automática ou posterior.
O TecMundo preparou um vídeo explicando como as câmeras, sensores e antenas do Free Flow utilizam tecnologias avançadas para coletar e processar os dados do veículos de forma rápida e precisa. Confira:
Formas de pagamento
Na SP 333 da EcoNoroeste, os clientes podem fazer o pagamento de duas formas:
1. Automático e com desconto - com tag
Para os usuários que têm a TAG ativa, o veículo já está pronto para passar pelo sistema Free Flow e o pagamento é realizado, de forma automática, diretamente na fatura da operadora.
Somente quem utiliza TAG recebe 5% de desconto no valor do pedágio, além do Desconto Básico de Tarifa (DBT), para veículos pesados, e do Desconto de Usuário Frequente (DUF), aplicado de forma progressiva para os veículos de passeio, e que pode chegar até 96%. Calcule o desconto diretamente no site da EcoNoroeste.
2. Posterior - sem tag
Já quem não utiliza a tag, deverá pagar o valor cobrado em até 15 dias úteis. O pagamento poderá ser feito via cartão de crédito, débito ou Pix através do site ou app da EcoNoroeste, pelo WhatsApp da concessionária ou em totens de autoatendimento nas bases de Serviço de Atendimento ao Usuário. Para mais informações sobre o pedágio Free Flow, visite o site da EcoNoroeste.