Zeekr: marca de carros elétricos de luxo confirma chegada ao Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Zeekr: marca de carros elétricos de luxo confirma chegada ao Brasil
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Zeekr anunciou na quarta-feira (21) que está perto de estrear no Brasil, confirmando rumores recentes a respeito da sua chegada. A fabricante de carros elétricos sediada na China deve iniciar as vendas por aqui no quarto trimestre deste ano, com dois modelos.

Fundada em 2021, a empresa pertence à Geely Automobile Holdings, conglomerado do qual também fazem parte marcas como Volvo e Lotus, entre outras. Design arrojado e tecnologia de ponta são alguns dos atrativos dos veículos 100% eletrificados da montadora chinesa.

O sedã 001 tem um visual esportivo.O sedã 001 tem um visual esportivo.Fonte:  Zeekr/Divulgação 

A fabricante atua no segmento de carros elétricos de luxo. Dessa forma, ela não vai disputar a mesma fatia de mercado que outras companhias focadas em automóveis mais acessíveis, como é o caso da BYD.

Mercedes-Benz, Porsche, Audi, BMW e até a Volvo devem ser as maiores concorrentes da Zeekr que, a princípio, pretende abrir 10 concessionárias no país. Elas vão funcionar nas principais capitais.

Quais carros a Zeekr vai vender no Brasil?

A trajetória da marca chinesa de carros elétricos no mercado nacional será iniciada com o Zeekr 001 e o Zeekr X. O primeiro é um sedã que terá três versões à venda, duas delas trazendo tração integral, com um motor em cada eixo, e a outra com tração traseira e propulsor único.

Todas chegam a 240 km/h de velocidade máxima e podem rodar até 620 km com uma carga, sendo possível recuperar 80% do nível de energia em 30 minutos, dependendo da capacidade do carregador. Tela central sensível ao toque de 15,4 polegadas, head-up display, teto panorâmico e atualização remota são alguns dos destaques do modelo.

O Zeekr X é um SUV compacto de luxo.O Zeekr X é um SUV compacto de luxo.Fonte:  Zeekr/Divulgação 

Já o Zeekr X é um SUV compacto de luxo que estará disponível em duas versões, com tração integral ou traseira. A primeira tem dois motores com potência combinada de 428 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, enquanto a outra possui um propulsor de 272 cv e vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

A autonomia do X é de 445 km, segundo a fabricante, e o tempo de carregamento é inferior a 30 minutos com um carregador de 150 kW — de 10% a 80% do nível da bateria. Head-up display, teto panorâmico e sistemas avançados de assistência ao motorista estão disponíveis no SUV elétrico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.