Não é só a Maserati que está dando adeus aos motores V8. A norteamericana RAM, do grupo Stellantis, anunciou o fim definitivo da produção do seu modelo mais antigo e, com ele, o encerramento de um dos motores mais icônicos da história.
O 1500 Classic era produzido desde 2009, tendo nascido na época em que as picapes Ram ainda eram comercializadas sob o guarda-chuva da Dodge. Com a evolução do grupo FCA para Stellantis e os reposicionamentos de marcas e produtos, o nome Ram se transformou na marca RAM e os códigos 1500 e 2500, entre outros, passaram a designar modelos.
Quando a quinta geração do RAM 1500 foi lançada dez anos depois, a marca optou por continuar com a comercialização da quarta geração sob o nome 1500 Classic para oferecer um veículo na mesma faixa de preço das picapes menores, porém, com os mesmos predicados e o robusto motor V8 HEMI de sempre.
Versão R/T foi feita para homenagear o passado e marcar a despedida do 1500 Classic.Fonte: Divulgação/Stellantis
No Brasil, o RAM 1500 Classic chegou em agosto de 2022 com duas versões: Laramie (R$349.990) e Laramie Night Edition (R$359.990). Atualmente, ambas ainda são oferecidas por R$20.000 a menos em relação ao lançamento e ganharam a companhia da edição especial de despedida R/T, limitada a 100 unidades, pelo preço de R$359.990.
O conjunto mecânico é sempre o mesmo, composto por um motor 5.7 de oito cilindros em V, a gasolina e naturalmente aspirado, capaz de entregar até 400cv e 56,7kgfm com câmbio automático de oito marchas e tração integral seletiva, do tipo 4WD, que conta com opções de 4x4 permanente e 4x4 reduzida.
Falando no motor, a linhagem HEMI teve início logo no começo dos anos 50 e atravessou as décadas equipando inúmeros carros da Chrysler e Dodge, entre outras montadoras, possuindo três gerações de famílias de motores. Seu nome se dá pelas câmaras de combustão hemisféricas e sua marca registrada é o ronco grave, encorpado, que fez milhões de fãs.
Motor V8 HEMI é muito grande e, por isso, não pode ser utilizado em qualquer carro.Fonte: Divulgação/Stellantis
Com o fim dos V8 na Stellantis, os motores mais fortes do grupo passam a ser os da família Hurricane que incluem, por exemplo, o 2.0 turbo de até 272cv e 40,8kgfm que equipa RAM Rampage, Jeep Compass e Commander. O mais forte deles é um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha que entrega mais de 540cv e 70kgfm.
A RAM já vem testando os 1500 reestilizados com motor 3.0 Hurricane no Brasil, portanto, há a possibilidade do modelo pré-facelift ocupar o lugar do finado 1500 Classic, a fim de manter a experiência do V8 em um pacote sem tantas modernidades e, portanto, mais barato para continuar na briga com as picapes médias.
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