Os carros da Ford podem ganhar um sistema de câmeras capaz de denunciar às autoridades os motoristas que ultrapassarem os limites de velocidade. Detalhes da tecnologia estão em uma patente publicada pela montadora no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) no dia 18 de julho.
Denominado “Sistemas e métodos para detecções de violações de velocidade”, o mecanismo vai vigiar o motorista do automóvel em que estiver instalado e também os carros que passarem próximos a ele, inclusive de outras marcas. Utilizando os sensores de bordo, a ferramenta detectará violações ao limite estabelecido para a via.
Detalhes da patente do sistema de vigilância registrado pela Ford nos EUA. (Imagem: TechRadar/Reprodução)Fonte: TechRadar/Reprodução
Quando isso acontecer, as câmeras entrarão em ação, registrando imagens do veículo em excesso de velocidade. Além disso, a tecnologia poderá capturar os dados de localização do infrator, por meio do GPS, indicando com exatidão o local em que as leis de trânsito não foram respeitadas.
A partir daí, essas informações serão compartilhadas com viaturas da polícia que estiverem se deslocando pela área ou unidades de monitoramento da estrada, como detalha a patente da Ford. As autoridades competentes é que ficarão responsáveis por realizar a abordagem aos apressadinhos, após a análise dos dados.
Sem data para lançamento
No momento, o sistema da Ford que dedura motoristas em excesso de velocidade está apenas no papel. Não se sabe se a tecnologia realmente será lançada nem quando isso acontecerá, até mesmo devido a questões legais relacionadas a carros particulares fiscalizando outros.
Por conta disso, há a possibilidade de que a tecnologia seja utilizada apenas em viaturas da polícia, caso algum dia fique disponível. Assim, ela facilitaria o trabalho das autoridades na identificação de motoristas que estejam violando as leis, evitando envolvimento em perseguições.
Também é possível que o mecanismo seja adaptado aos táxis autônomos da marca, fazendo com que os veículos sem condutores detectem as infrações enquanto estejam se deslocando.
Fontes