A Audi apresenta o inédito A6 e-tron, versão de produção do conceito homônimo apresentado em 2021. Apesar do nome, ele não é uma nova geração do A6 que conhecemos; este será unificado com o próximo A7, seguindo a nova estratégia da marca.
O primeiro produto dessa atual fase foi o novo A5, responsável por unificar o A4 a combustão e o A5 em um só produto, deixando o nome para o futuro A4 e-tron que também será um modelo inédito e 100% elétrico. A ideia é deixar os nomes pares dedicados aos puramente elétricos e os ímpares aos que ainda trazem motores a combustão, mesmo que eletrificados.
O novo A6 e-tron é construído sobre a plataforma PPE, compartilhada com o Q6 e-tron e a nova geração do Porsche Macan, e chega como um coupé de quatro portas (que a Audi chama de Sportback) e também perua, na tradicional nomenclatura Avant. Há ainda o esportivo S6 nas mesmas carrocerias e é esperado um RS6 e-tron para superar os 800cv de potência máxima.
A6 e-tron de produção manteve o jeito de modelo conceitual.Fonte: Divulgação/Audi
Por fora, o novo A6 e-tron é bastante fiel ao conceito que o originou, misturando linhas conhecidas a detalhes excêntricos como os faróis divididos e os emblemas da Audi luminosos na traseira. Os novos faróis trazem assinatura digital configurável na porção superior e o conjunto principal abaixo, com luz baixa e alta, tudo integrado ao para-choque.
De lado, as rodas vão de 19 a 21 polegadas dependendo da configuração e as janelas fazem um grande arco até a extremidade traseira, seguindo o caimento do teto que oferece uma baixíssima resistência ao ar, colocando o A6 e-tron como o sedan mais aerodinâmico do grupo VW até o momento. As lanternas totalmente em LEDs se interligam pelo porta-malas.
Já na parte interna, o motorista conta com duas enormes telas de 11,9" para os instrumentos e 14,9" para a central multimídia, além de uma terceira tela de 10,9" exclusiva do passageiro frontal. O volante traz comandos sensíveis ao toque e boa parte das funções do carro está no multimídia: controle de luzes, ar condicionado, entre inúmeros outros.
Cabine segue a onda da digitalização, trazendo bem menos comandos físicos.Fonte: Divulgação/Audi
Na parte de motorização, o novo A6 e-tron chega com tração traseira e motor elétrico capaz de entregar até 367cv de potência, enquanto o S6 e-tron conta com tração integral e despeja até 503cv (551cv com o controle de largada); a marca não fala no torque máximo. O A6 pode ir de 0 a 100km/h em 5,4 segundos enquanto o S6 cumpre a prova em 3,9 segundos.
Para ambos os casos, o banco de baterias é o mesmo, fornecendo 100kWh de capacidade para uma autonomia total de até 750km no A6 e de 670km no S6 segundo o ciclo europeu WLTP; para os Avant, a autonomia cai em 30km em ambos os casos. A velocidade máxima é de 210km/h no A6 e 240km/h no S6, para ambas as carrocerias, sempre com limitação eletrônica.
Outros recursos do novo A6 e-tron incluem suspensão a ar, teto panorâmico em PDLC (sigla em inglês para cristal líquido disperso em polímero) que se torna opaco ao toque de um botão, projeção de informações no para-brisa com realidade aumentada, além de um avançado pacote de assistências semiautônomas de segurança passiva e ativa.
Esportivo S6 traz o mesmo visual do A6, porém, o desempenho é bastante superior.Fonte: Divulgação/Audi
Os preços para o mercado europeu começam em 75.600 euros para o A6 e-tron Sportback e €77.250 para o Avant. Já o S6 Sportback começa em €99.500 e o S6 Avant parte de €101.150. A chegada ao Brasil deve ocorrer entre o último trimestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025 com valores partindo de R$500.000.
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