A "onda chinesa" que inundou o mercado automotivo brasileiro no ano passado está longe de terminar. Ainda teremos muitas novidades até o final de 2024 e, dessa vez, decidimos falar sobre uma das marcas que chegarão ao país muito em breve: a Zeekr. Para você começar a se situar, ela pertence ao grupo Geely que também é dono da Volvo desde 2010.
Fundada em 2021, a Zeekr nasceu com foco no mercado premium de carros unicamente elétricos, sem nenhum uso de motores a combustão ou híbridos. De acordo com a Geely, seu nome é uma referência a geração Z e a palavra geek que, juntos, formam o nome que é pronunciado como "ZÍKER" com o I agudo, o E mudo e o R solto.
O objetivo claro da Zeekr é bater de frente com a Tesla e, para isso, a montadora chinesa dispõe de modelos para os mais diferentes segmentos. Os que serão lançados no Brasil em setembro são o SUV compacto X e a perua esportiva 001, de estilo shooting brake. As primeiras entregas de ambos são esperadas para outubro.
O SUV compacto X é, basicamente, um Volvo EX30 em outra carroceria.Fonte: Divulgação/Zeekr
Além de serem 100% elétricos, todos os carros da Zeekr são construídos sobre as plataformas da família SEA (sigla em inglês para Arquitetura de Experiência Sustentável) que também está presente em alguns Volvo mais atuais. Seu primeiro lançamento foi o já citado 001, há três anos, e a empresa tem buscado se expandir também no mercado europeu.
A ideia para o mercado brasileiro é começar devagar - para o ano que vem, o objetivo é ter dez concessionárias em cidades que a marca considera mais relevantes para o seu negócio: Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte estão no radar. Os primeiros produtos deverão chegar somente em versões top de linha.
O SUV de nome X, por exemplo, é "irmão" do Volvo EX30 (que já testamos) e virá na opção mais poderosa possível, dotada de dois motores elétricos que entregam até 428cv e 55,3kgfm, o suficiente para um 0 a 100km/h em apenas 3,7 segundos e um autonomia de até 560km segundo o ciclo chinês CATL - espere bem menos do que isso no ciclo PBEV do Inmetro.
Perua 001 de pegada esportiva tem pretensões ainda mais altas.Fonte: Divulgação/Zeekr
Já o 001, em sua configuração mais potente, entrega até 544cv e 71,3kgfm para um 0 a 100km/h em praticamente o mesmo tempo do X, afinal, a potência e o torque a mais também precisam movimentar mais peso. Medindo quase 5m de comprimento, foi pensado para entregar luxo e conforto em uma cabine espaçosa, além de desempenho de sobra.
Para o mercado brasileiro, dificilmente teremos preços abaixo de 300 mil reais. Tudo indica que a Zeekr deseja sacudir apenas o segmento premium, batendo de frente com as veteranas Audi, BMW e Mercedes-Benz, além das conterrâneas BYD e GWM, entre outras que prometem chegar em um futuro a médio prazo. Mais informações podem surgir a qualquer momento.
Está ansioso(a) pela estreia da novidade chinesa? Não deixe de conferir o TecMundo diariamente para não perder nada sobre o mercado automotivo. Até mais!
Categorias