O Aeroporto Internacional de São José dos Campos, cidade do interiror de São Paulo, será o local de implementação do primeiro "vertiporto" em território nacional. A iniciativa foi anunciada na última quarta-feira (10) pela empresa responsável pela administração do aeroporto e a VertiMob Infrastructure.
Um vertiporto é um espaço dedicado para veículos aéreos e elétricos de decolagem e pouso na vertical — mais conhecidos pela sigla eVTOL em inglês.
Esse meio de transporte, semelhante em estrutura a helicópteros e com um visual que parece um drone tamanho família, é chamado popularmente de "carro voador".
A construção será feita na atual área de teste de motores do aeroporto, com espaços para pousos, decolagens, embarques e desembarques. As obras já devem começar no ano que vem e a operação está prevista para começar até 2027.
Regulação em andamento no Brasil
A instalação significa ainda que o aeroporto vai participar do processo de regulação desse meio de transporte junto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Além da própria parte técnica, o processo de liberação do espaço aéreo e as licenças para esse tipo de veículo circularem sem impactar a aviação comercial, por exemplo, são alguns dos desafios encontrados pelas startups que atualmente desenvolvem esses veículos.
A VertiMob será a responsável pelas tarefas de design e operação de infraestrutura. A ideia dela é ter uma "rede de vertiportos" instaladas em áreas urbanas de diferentes cidades, transformando o eVTOL em uma forma de transporte de curtas e médias distâncias.
A fabricante brasileira Embraer é uma das empresas mais avançadas no desenvolvimento de eVTOLs para operar em território nacional.
Ideia da Embraer é fornecer veículos para serviço de táxi aéreo por aplicativo. (Imagem: EVE Mobility/Divulgação)Fonte: EVE Mobility
Feito pela subsidiária Eve Air Mobility, o modelo da empresa deve começar a ser fabricado em 2026, já tem 3 mil encomendas e está em fase de regulamentação para atuar no espaço aéreo do país.
Fontes