A nova geração do Peugeot 2008, um dos best-sellers da marca no Brasil, tem sido amplamente divulgada nas redes sociais e já ganhou até um hotsite dedicado com fotos oficiais, algumas informações e uma ficha de cadastro para interessados nas novidades do modelo, o que indica que seu lançamento está muito próximo. O novo SUV da montadora francesa promete romper totalmente com seu antecessor, trazendo novas tecnologias e mecânica atualizada para se tornar mais competitivo entre os utilitários compactos.
A Stellantis, atual dona da Peugeot, já confirmou algumas das inovações do novo 2008 perante a geração anterior, mas o que exatamente mudará no SUV compacto? O TecMundo responde para você em uma análise completa sobre todos os aspectos do futuro lançamento. Confira!
Produção: enquanto o primeiro 2008 era fabricado no Brasil, na planta de Porto Real (RJ), a nova geração será produzida em El Palomar, na Argentina, junto do atual 208. A fábrica dos hermanos recebeu um aporte de R$2 bi como parte do programa de investimentos Next Level, exclusivo para a América do Sul, para se adequar ao novo produto. Com a mudança, a fábrica no estado do Rio de Janeiro passa a focar nos modelos da Citroën.
Plataforma: o 2008 anterior era construído sobre a plataforma PF1, lançada em 1998. O novo, entretanto, adota a arquitetura CMP (Common Modular Platform) que já é utilizada pela atual geração do 208 e pode receber conjuntos mecânicos híbridos ou 100% elétricos. Nascida em 2018, a CMP foi desenvolvida na época da aliança Peugeot-Citroën, popularmente chamada de PSA antes da era Stellantis, em conjunto com a chinesa Dongfeng.
Dimensões: com a troca de plataforma, o novo 2008 ficou consideravelmente maior do que o antigo. São 15cm a mais no comprimento total (4,30m contra 4,15m do anterior), 7cm a mais no entre-eixos (2,60m contra 2,53m), 4cm a mais na largura (1,77m contra 1,73m) e 79 litros a mais no porta-malas (434l contra 355l). Com isso, há a promessa de melhoria no espaço interno e nas acomodações das bagagens.
Interior do novo 2008 traz forte semelhança com o do atual 208Fonte: Divulgação/Stellantis
Tecnologias: o novo 2008 promete trazer muito mais tecnologia embarcada do que a geração passada. A Stellantis já confirmou a presença de itens como: faróis Full LED, painel de instrumentos 100% digital com efeito 3D, central multimídia com espelhamento sem fio para smartphones, ar condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, seletor de modos de condução, freio eletrônico de estacionamento, entre outros. O que ainda não se sabe é a distribuição desses itens entre a gama de versões, outro tópico que permanece em mistério.
Motorizações: a presença do motor "Turbo 200" já foi confirmada pela Peugeot. Trata-se do mesmíssimo motor que equipa os Fiat Pulse e Fastback, além do próprio Peugeot 208, sendo um 1.0 flex de três cilindros e injeção direta capaz de gerar até 130cv e 20,4kgfm de potência e torque máximos, atrelado a uma caixa automática do tipo CVT que conta com simulação de sete marchas no modo manual. Com isso, espera-se que o modelo abandone o motor 1.6 aspirado que equipava a geração anterior, além do 1.6 turbo "THP".
Preços: o primeiro 2008 era um dos SUVs compactos mais baratos do mercado, o que não deverá se repetir na nova geração. Para não gerar concorrência interna com as marcas irmãs, espera-se que a Peugeot posicione o novo 2008 como uma alternativa mais sofisticada aos Fiat Pulse e Fastback, portanto, com preços mais elevados - a estimativa é de algo entre R$130.000 e R$170.000.
Bancos com costura verde, acabamentos em black piano e imitação de fibra de carbono decoram a cabineFonte: Divulgação/Stellantis
Eletrificação: além do motor à combustão, o elétrico e-2008 também chegará com o visual atualizado, porém, ainda importado da Espanha. Espera-se que a Peugeot já o traga com o conjunto elétrico atualizado, composto por um motor mais forte e bateria de maior capacidade em relação ao modelo pré-facelift oferecido no Brasil.
Quer saber mais sobre a novidade francesa? FIque de olho aqui no TecMundo e não perca nossas postagens nas redes sociais. Até mais!