Muita gente não sabe, mas um mesmo sistema operacional se divide em diversas versões diferentes. Isso acontece com o Windows Vista, ele é disponibilizado em pacotes com acabamentos distintos e com as mais variadas aparências. A mais simples de todas elas é o Windows Vista Starter, mas você saberia apontar quais são as especulações e quais são as verdadeiras limitações desta versão?
Versão Enxuta
O Windows Vista Starter é a versão mais básica já lançada do Windows Vista, mas se as pessoas buscam sempre funções mais completas, então qual o objetivo de se desenvolver um sistema operacional tão básico quanto este?
A Microsoft lançou a versão Starter em países onde o índice de pirataria de seus softwares é alto como forma de tentar reduzir as cópias ilegais. Sendo muito mais barata que as demais, a edição reduzida foi lançada com o intuito de vir instalada em máquinas mais baratas e com isso ser comercializada com facilidade entre as camadas sociais menos favorecidas.
Ela se adéqua aos padrões de um computador mais simples e por usuários iniciantes. A combinação de uma máquina destas com um sistema enxuto resulta em computadores bastante acessíveis que favorecem a inclusão digital em países em desenvolvimento, mas será que este mesmo sistema operacional é capaz de agradar a todos os usuários? Windows Vista Starter nem ao menos é comercializada na Europa, na Austrália e nos Estados Unidos.
Um Grande Mal Entendido
Além das diversas limitações impostas para a versão Starter, este sistema operacional foi vítima de diversos bugs e erros presentes em sua primeira versão. Todos os contratempos foram resolvidos com o Service Pack 1, mas muita gente até hoje pensa que se trata de uma versão de um sistema terrivelmente limitado.
Entre informações fraudulentas, correções e limitações reais, aprenda de uma vez por todas do que o Windows Starter é verdadeiramente capaz.
Falsos limites
Todos estes “limites” foram corrigidos com o Service Pack 1. Todos eles se tratavam de erros presentes na primeira versão do Starter.
- Não suporta o controle do Xbox 360.
- Não possui o HotStart: recurso do Vista que permite ao usuário configurar um botão no gabinete como um atalho para um software.
- Limite de RAM: o máximo de memória RAM que o sistema reconhece é 1 GB.
- Limite de HD: o máximo que ele reconhece em um disco rígido é 160 GB.
- Não possui o SuperFetch: programa que gerencia a memória RAM de maneira inteligente.
- Não possui o ReadyBoost: recurso que utiliza memórias flash para aumentar o cache e acelerar o sistema.
- Não compartilha rede: seu computador reconhece as outras máquinas, mas os outros não conseguem enxergar você.
- Não possui os modos de economia de energia.
O que mudou?
Quem possui uma versão recente do Windows Vista Starter nem sabe do que se tratam as falsas limitações. O usuário que já adicionou o Service Pack 1 em seu Starter sabe que boa parte dos problemas são resolvidos com facilidade. Caso você ainda não tenha instalado ele e reconheça algum dos falsos limites em seu sistema, instale agora o SP1 para corrigir os defeitos.
- Limite de RAM: o Starter reconhece agora até 2 GB de RAM.
- Limite de HD: esta versão é capaz de reconhecer até 250 GB em disco.
- A rede com outros computadores funciona perfeitamente nesta versão.
- Os demais programas e recursos apontados anteriormente como limitados, na verdade funcionavam com defeito antes do primeiro pacote de atualizações ser lançado (SP1).
Limitações Reais
- Marca d’água: assim como em programas Trial, a versão Starter adiciona sempre um ícone em cada aplicativo aberto, exceto os programas que rodem em tela cheia.
- Apenas 3 programas ao mesmo tempo: o sistema suporta que apenas três programas independentes (programas desenvolvidos por outra companhia senão a própria Microsoft) sejam rodados simultaneamente.
- Interface simples: ao invés de apresentar o efeito visual de transparência do Vista, ele traz apenas uma interface azul básica que economiza memória.
- Não possui versão 64 bits.
- É possível criar contas de usuários, mas ele não suporta a troca rápida de usuários.
- Limitação de softwares: não vem com o Windows Media Center, Windows DVD Maker, desfragmentador automático de disco e vários jogos.
Correção
A própria equipe de redação do Baixaki acabou sendo vítima de informações que não coincidem com a realidade. Após inúmeros comentários dos usuários apontando a discrepância, pesquisamos em um número maior de fontes e investigamos a fundo a causa do ocorrido. Todas as informações agora estão de acordo com o site oficial da Microsoft no Brasil.
O Baixaki agradece aos usuários que colaboraram com o desenvolvimento do site e apontaram a gafe do artigo. Sinceras desculpas da equipe Baixaki e um grande abraço.
Categorias