Atualmente, tudo é “conectado”. O conceito se expande a praticamente todos os elementos que têm algum componente eletrônico – carros inclusive. Um Jeep Cherokee passou por maus bocados com toda essa tecnologia. Basicamente, uma brecha no sistema conectado da Fiat Chrysler permite que hackers o invadam e controlem o veículo remotamente.
A vulnerabilidade que um sistema dessa natureza tem dá espaço para hackers executarem uma série de ações ousadas, inclusive desligar o motor e, no caso de câmbios automáticos, desabilitar a aceleração e os freios. Charlie Miller e Chris Vasalek, uma dupla de pesquisadores de segurança de computadores de Saint Loius, cidade localizada no estado de Missouri, nos EUA, trouxeram esses resultados em um teste realizado pelo Wired.
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Os pesquisadores demonstraram as fraquezas de um sistema de automóvel com conectividade de celular instalada em mais de 470 mil veículos daquele país. Mas a demonstração foi mais vívida do que muitos poderiam imaginar: os caras exploraram a vulnerabilidade do sistema atacando um Jeep Cherokee equipado com uma rede Uconnect remotamente.
Entenda o sistema
Uconnect é o nome que se dá ao sistema de carro conectado presente em alguns veículos produzidos pela Fiat Chrysler para o mercado norte-americano. O sistema utiliza a rede Sprint para se conectar à internet e permite que os usuários interajam com seus veículos através do smartphone, executando tarefas como ligar o carro, obter a localização dele por meio do GPS e até mesmo acionar recursos antirroubo.
A vulnerabilidade consiste em basicamente dar brecha para que um hacker invada a rede em veículos equipados com o Uconnect. De acordo com os pesquisadores, o sistema interno dos carros pode ser acessado via IP, permitindo que o motor seja ligado e desligado, que os freios parem de funcionar e que até mesmo o painel com display e entretenimento seja exibido ao hacker.
Miller e Valasek também descobriram que é possível assumir o controle remoto do volante em alguns casos – algo que dá domínio absoluto sobre um veículo invadido.
A Fiat Chrysler alertou seus clientes sobre a vulnerabilidade dos veículos na última semana e disponibilizou um patch de correção que deve ser instalado manualmente nos veículos a partir de uma conexão USB.
Pois é. Agora, é preciso “atualizar” os carros. Já já começam a sair antivírus para eles, quem sabe...
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