A Asus é uma das fabricantes que mais personalizam a interface do Android em seus dispositivos. A empresa é conhecida por enviar dezenas de recursos extras para os clientes que, na maioria das vezes, os utilizam muito pouco. Por isso, a marca tomou a decisão de começar a “limpar” a sua ZenUI. Junto com o Android Marshmallow, seus smartphones passarão a ter menos “crapware” em favor de apps oficiais da Google.
Foram confirmadas as substituições dos Asus Messenger, Asus Mail e Asus Calendar pelos seus correspondentes nativos do Android; Google Messenger, Gmail e Agenda. A empresa ainda ofereceu uma lista dos aparelhos que devem recebem o Android Marshmallow em breve. Confira:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- PadFone S (PF500KL)
- ZenFone 2 (ZE550ML, ZE551ML)
- ZenFone 2 Deluxe (ZE551ML)
- ZenFone 2 Deluxe Special Edition (ZE551ML)
- ZenFone 2 Laser (ZE500KG, ZE500KL, ZE550KL, ZE551KL, ZE600KL, ZE601KL)
- ZenFone Selfie (ZD551KL)
- ZenFone Max (ZC550KL)
- ZenFone Zoom (ZX551ML)
Quando os usuários atualizarem seus aparelhos, esses três apps da Google estarão instalados e configurados como padrão, mas os três itens da Asus não serão eliminados, para que os dados desses apps não sejam perdidos. Caso a pessoa restaure o ZenFone para as configurações de fábrica, aí sim os apps da Asus saem e ficam apenas os da Google.
Não sabemos ao certo se a empresa pretende fazer isso com outros dos seus apps extras instalados nos celulares que vende. Também ainda não sabemos quando exatamente esses dispositivos receberão o novo Android, mas a Asus fala em uma liberação no segundo semestre de 2016 (até lá, a Google já deve lançar o Android N!). Fique ligado no TecMundo para saber mais sobre as possíveis mudanças na ZenUI.
Você gosta da interface ZenUI da Asus nos ZenFones? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes