Todo mundo conhece a famosa experiência de Isaac Newton com prismas, ainda que muita gente não saiba que ele é o autor da descoberta. Seja pelo lado científico ou pela capa do álbum “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, a icônica imagem da refração da luz em seus espectros foi representada em diversos lugares, incluindo no mundo da tecnologia.
O vídeo acima mostra um pouco do Prisma 1666, uma obra que coloca vários cristais sobre uma mesa branca para recriar o efeito realizado pelo cientista inglês. Para isso, é usado um dispositivo touchscreen que controla a cor, a forma e o ângulo dos dois projetores luminosos colocados embaixo da estrutura, o que faz com que os feixes se espalhem de diferentes maneiras.
O trabalho, que foi apresentado pela primeira vez na Feira Internacional de Ciência e Arte de Shangai, foi feito usando o openFrameworks, um pacote de ferramentas destinado à criação de obras interativas. A receptividade foi tão positiva que o Prisma 1666 recebeu o prêmio de design mais criativo do evento.
Categorias