A Converse, empresa estadunidense de calçados, criou uma parede de 4 metros de altura por 5 metros de largura composta por calçados que representam os pixels de um monitor. O projeto, batizado de Canvas Experiment, conta com aproximadamente 500 modelos Chuck Taylor All Star, que trabalham em conjunto para reproduzir figuras e textos.
Os tênis são azuis de um lado e vermelhos do outro. Os movimentos criados por um sistema automatizado permitem que a parede de calçados forme diferentes imagens e palavras. Assim, a sincronização de cada mudança de lado faz com que o usuário esteja vendo o conteúdo em uma tela.
O Canvas Experiment pode funcionar como um espelho interativo (como você pode observar no vídeo no início do artigo), é capaz de reproduzir jogos simples de video game e acompanhar as distorções de uma guitarra.
Segundo o texto publicado no blog da Converse, a ideia do projeto é testar até onde os designers podem explorar sua criatividade com a ajuda de sistemas computadorizados. O peso da parede com os tênis chega a 400 quilogramas. O Canvas Experiment permanecerá em exposição, a princípio, até o final do mês.
Categorias