Para a maioria de nós, que se comunica através de dispositivos mobile diariamente, é difícil de imaginar a vida cotidiana sem o uso de mensageiros online. O WhatsApp já possui seus milhões de usuários, o app do Skype é uma boa extensão mobile do programa que tenta assumir o legado do MSN desde 2013 e, recentemente, tivemos a surpreendente “volta” do ICQ.
Primordialmente, o que se busca em uma ferramenta do tipo essas é enviar mensagens de forma prática e gratuita, mas, sabendo que cada uma delas tem suas particularidades, vantagens e problemas, qual escolher? Tentando dar mão para você, elaboramos essa comparação entre os três apps, a fim de tentar descobrir qual seria o mais útil deles — de acordo com necessidades de cada tipo de usuário, é claro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Unanimidade entre os smartphones, o Whatsapp oferece a praticidade e objetividade que conhecemos do SMS, adicionando vários outros recursos e sem cobrança das mensagens enviadas. O único custo da ferramenta é uma anuidade de US$ 0,99, um preço bastante justo pelos benefícios que oferece. Veja os recursos que o app dispõe:
- Chat no estilo de mensagens instantâneas
- Grupo de bate-papo
- Criação de lista de favoritos
- Integração com o número do telefone
- Personalização do status de exibição
- Área de chat customizável (fundo, fonte e som)
- Exibição de avatares dos usuários
- Compartilhamento de certos tipos de arquivo (fotos, vídeos, imagens, áudio, contato, localização)
- Disponível para Android (somente celulares), iOS, Windows Phone, BlackBerry, Symbian e Nokia S40
Skype
Sob os cuidados da Microsoft desde 2011, o Skype se destacou entre os mensageiros instantâneos para desktop trazendo recursos de áudio e vídeo, quando o MSN, software mais popular da categoria na época, ainda não dava suporte a isso. A versão app do Skype tenta trazer a mesma experiência do messenger convencional para dispositivos mobile e até consegue. Quais são seus recursos? Dê só uma olhada:
- Chat no estilo de mensagens instantâneas
- Chamadas telefônicas (via app, através de planos de minutos)
- Chamadas de voz (no aplicativo)
- ID do usuário
- Ligações gratuitas (limitadas)
- Grupo de bate-papo
- Chamadas de vídeo (2 pessoas na versão gratuita, 10 pessoas na versão premium)
- Chamadas internacionais gratuitas (somente no plano premium e apenas para países específicos)
- Chamadas para grupos
- Identificação de chamadas
- Criação de lista de favoritos
- Personalização do status de exibição
- Compartilhamento de arquivos
- Exibição de avatares dos usuários
- Disponível para Android, iOS, Windows Phone, Windows Mobile, Nokia X, BlackBerry
ICQ
Pioneiro entre os mensageiros instantâneos, o ICQ chegou a ter mais de 100 milhões de usuários registrados aos cinco anos de existência. Em 2010, a marca foi vendida para a empresa Digital Sky Technologies e, após ganhar várias versões que praticamente permaneceram no ostracismo no Brasil, foi lançada em formato mobile, com vários recursos interessantes. Você pode vê-los a seguir:
- Chat no estilo de mensagens instantâneas
- Chamadas de áudio e vídeo
- Integração com o número do telefone
- Integração com o ID do usuário
- Personalização do status de exibição
- Fundo da área de chat customizável
- Grupo de bate-papo
- Conectividade com o Google Talk e Facebook
- Transferência de arquivos
- Exibição de avatares dos usuários
- Chamadas telefônicas (são todas pagas, você pode consultar as tarifas aqui)
- Disponível para Android, iOS, Windows Phone, Symbian, BlackBerry, Bada, Windows Mobile
Algumas impressões
Começando pelo ICQ, que ganhou forte repercussão recentemente — provavelmente pelo fator nostalgia —, é possível dizer que o app tem uma interface bem familiar. Na verdade, é como se seções de ambos os concorrentes tivessem servido de “inspiração” para as áreas de contatos, os menus de configuração e para o layout do aplicativo de forma geral.
Quando comparado ao WhatsApp, vemos que, apesar de fornecer uma visão mais clara da janela de bate-papo, oferecer mais possibilidades no compartilhamento de arquivos e ter mais recursos que a ferramenta adquirida pelo Facebook, o ICQ perde desempenho em celulares mais antigos, por ser mais pesado.
Sua identidade visual parece ser meio genérica, talvez tentando parecer retro. Um pouco mais de cor e contraste nos menus, porém, ajudariam a diferenciar as seções, tornando a navegação mais intuitiva. Isso seria interessante, principalmente porque algumas funções ficam quase escondidas, fazendo com que alguns novos usuários demorem a descobrir como acessá-las. Tanto o WhatsApp quanto o Skype se mostram superiores nesse aspecto.
O WhatsApp não oferece o recurso de mensagens de vídeo nem chamadas telefônicas, mas é bem funcional em sua simplicidade, caso a função que você mais utilize seja a de trocar mensagens de texto e multimídia, em vez de transmissão de informação em tempo real.
O Skype, por sua vez, tem um ar de messenger mais robusto; compará-lo com o ICQ é mais fácil do que com o WhatsApp, devido às várias funções e recursos dos quais partilham. A disparidade com o ICQ se acentua, entretanto, quando o assunto é chamadas telefônicas. Ambos têm seus próprios planos e tabelas de tarifas. Cabe ao usuário definir qual delas se encaixa melhor em suas necessidades.
Mas, afinal, qual é superior?
Antes de tentar saber qual é melhor, o correto seria perguntar antes: “Melhor para quem?” Os três softwares podem ser muito interessantes, mas isso vai depender do que exatamente cada tipo de usuário busca.
Se você não tem costume de usar chamadas telefônicas ou de vídeo, talvez o WhatsApp dê conta do recado. É um aplicativo que, provavelmente, quase todas as pessoas que você conhece possuem. O compartilhamento de arquivos, como já dito anteriormente, é limitado, mas se você não tem o hábito de mandar outra coisa além de imagens, vídeo e áudio, não sentirá falta de nada.
Caso você já faça uso constante do Skype para manter contato com os amigos ou com seus colegas de trabalho, tê-lo no smartphone — principalmente se você tem seu aparelho conectado à internet o dia todo — pode ser uma boa ideia. Além das características positivas que comentamos anteriormente, ele é multiplataforma, o que dá a você a possibilidade de falar com alguém que está sem smartphone, mas que possui computador desktop, por exemplo.
Surpreendentemente, o ICQ é o mais “completo” dos três, visto que une de forma interessante as principais funções do WhatsApp e Skype. Porém, ainda que as estimativas digam o app tenha batido recordes de downloads, atualmente você vai encontrar poucos contatos que o usem no dia a dia.
Sendo assim, não vamos dizer aqui qual dos três é superior, porque simplesmente não há um “melhor”. A escolha mais adequada dependerá não apenas do perfil de cada pessoa, mas da circunstância. Às vezes, mensagens de texto podem constituir a forma mais prática de comunicação; em outras ocasiões, será necessária a comunicação via áudio, e assim por diante.
Analise a descrição dos aspectos e impressões que discutimos acima, enquanto tira suas próprias conclusões com os aplicativos em mãos. Sem respostas prontas, nossa intenção era apenas esclarecer para você as principais características dessas ferramentas e oferecer um ponto de partida para sua escolha. Esperamos ter ajudado.
Categorias