O advento de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis têm proporcionado muitas facilidades para nós. Porém, apesar de ajudar em tantos aspectos da nossa vida, a diversão parece ser a principal responsável por trás do sucesso dos aparelhos.
Prova disso é o resultado de uma pesquisa que aponta que 85% dos aplicativos mais baixados das principais lojas da categoria, Google Play do Android e App Store da Apple, são games.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O estudo realizado envolveu as lojas dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Espanha e Itália e foram analisados os 50 aplicativos mais populares de cada país. Ao todo, 700 apps foram encontrados e, obviamente, muitos deles se repetiram em algumas listas.
Hegemonia dos games é comprovada em números
Hegemonia em números
A pesquisa também indicou outro dado interessante: apenas 50 companhias são responsáveis por 81% desses jogos, o que revela a completa dominância de poucos nessa fatia rentável do mercado.
Outro dado que constata hegemonia de apenas alguns é a origem das empresas: 61% dos aplicativos da lista foram desenvolvidos por companhias dos Estados Unidos, Suécia e Japão.
O domínio dos jogos nas lojas online de aplicativos é seguido bem de longe por apps de redes sociais (4,1%), namoro (3,9%), navegação e viagens (2,3%). A categoria de música corresponde a 1% dessa fatia.
Fontes
Categorias