Desenvolvedor engana App Store e chega a ganhar US$ 10 mil por dia

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Imagem de: Desenvolvedor engana App Store e chega a ganhar US$ 10 mil por dia

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

As lojas de aplicativos para portáteis são repletas de títulos dos mais diversos tipos. Há desde aqueles apps simples até os jogos mais complexos, que despertam a curiosidade de consumidores de todo o mundo. Em meio às centenas de milhares de opções, fica difícil se destacar. E se isso vale para os softwares  criados por equipes profissionais, também vale para amadores com apps de baixa qualidade.

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Mas como seria possível um desenvolvedor chegar ao topo dos rankings da App Store do iOS com um jogo de baixa qualidade, conseguindo lucrar cerca de US$ 10 mil por dia. É o que muitos tentavam entender desde que o jogo Red Bouncing Ball Spikes chegou à loja da Apple e conseguiu figurar no ranking dos aplicativos mais comprados, mesmo com a duvidosa qualidade com que foi criado.

Agora, o site TechCrunch afirma ter descoberto toda a rede obscura que envolve o processo, revelando todos os ardilosos caminhos disso por meio deste dossiê — que foi intitulado “Como um enganador manipulou os Tops da Apple para ganhar dezenas de milhares de dólares por dia usando um template de US$ 10 do GameSalad”, um título que condiz bastante com o que fizeram os desenvolvedores do já mencionado game.

Quanto custa chegar no topo?

O TechCrunch afirma que o criador de Red Bouncing Ball Spikes — além de outros que fizeram o mesmo no passado — utilizou uma rede com cerca de 20 mil contas falsas da App Store, sendo que todas elas teriam sido utilizadas para comprar o game. Considerando que cada compra custa US$ 0,99, o desenvolvedor pode ter gasto cerca de US$ 20 mil.

(Fonte da imagem: Reprodução/TechCrunch)

Desse montante, US$ 14 mil voltam para o bolso do desenvolvedor e US$ 6 mil ficam com a Apple — visto que a empresa fatura 30% de todos os aplicativos vendidos na App Store. Com o alto volume de vendas, o Red Bouncing Ball Spikes acabou chegando ao topo dos aplicativos mais vendidos. E já é sabido que ao chegar lá os apps costumam alcançar volumes de vendas muito mais altos.

Dessa maneira, o Red Bouncing Ball Spikes pode ter rendido cerca de US$ 10 mil por dia para o desenvolvedor, que conseguiu transformar o investimento arriscado em uma das grandes farsas do desenvolvimento de jogos para smartphones. E por que a imprensa mundial está chamando o título de farsa? Porque o desenvolvedor criou o título com base em um template pronto da internet.

Desenvolvimento ou modificação?

O dossiê do TechCrunch mostra que Red Bouncing Ball Spikes foi criado com base em um template pronto do GameSalad — um serviço dedicado à criação de padrões para a fácil modificação e personalização para games da App Store. Isso significa que ele teve um gasto de US$ 10 na aquisição do código-fonte e apenas personalizou as fases para conseguir montar o Red Bouncing Ball Spikes.

Infelizmente, a Apple não consegue identificar esse tipo de processo porque todos os passos do processo podem ser considerados legais. As compras não foram falsas, pois envolveu dinheiro real e não utilizou dados roubados de ninguém. Além disso, o desenvolvedor comprou o direito de usar o template como quisesse e o Red Bouncing Ball Spikes não fazia menos do que prometia a página na App Store.

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