O Signal é um mensageiro similar ao WhatsApp, mas com grandes diferenças no que toca a segurança de dados. No começo, ele estava disponível apenas como aplicativo para Android. Alguns meses depois, usuários iOS também receberam a opção. Já em dezembro de 2015, uma versão para web foi lançada — porém, só convidados poderiam acessar. Agora, a versão para PC está disponível ao público como beta.
Em 2015, o Signal ganhou fôlego no mercado após os comentários do analista e ativista Edward Snowden, conhecido mundialmente pelas delações sobre práticas de vigilância de massa da Agência de Segurança Nacional norte-americana. Na época, Snowden comentou que utilizava o aplicativo para trocar mensagens por causa do nível de segurança e criptografia oferecido.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Signal se tornou um aliado de pessoas que buscam privacidade e segurança exatamente por causa da criptografia ponta a ponta. Antes, além do Telegram, era o único aplicativo que oferecia essa capacidade. O WhatsApp adicionou a criptografia recentemente — contudo, como é o app com maior base de usuários e frequentemente visita tribunais de justiça, ainda não sabemos como a companhia vai lidar com os dados de usuários em casos de ordens judiciais.
Interface do Signal para web
De acordo com a equipe do Signal, o tempo em que a plataforma web não estava liberada ao público em geral foi importante para arrumar vários pontos. Entre eles, a interface de usuário, que está mais bonita e fácil de mexer. Você pode conferir o Signal para PC clicando aqui.
Você já conhecia o app Signal? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes