(Fonte da imagem: Microsoft)
Em vez de mensagens sutis e indiretas contra a concorrência, a Microsoft resolveu atacar de vez a rival Apple em sua nova campanha. O site Do the Math (“Faça as contas”, em tradução livre) entrou no ar recentemente com um único objetivo: comparar produtos das duas empresas e convencer o usuário a optar por um notebook com o sistema operacional Windows.
Logo no início, já é possível perceber a mensagem a ser passada: um MacBook Pro 17 com seu preço (US$ 2.349) contra um notebook da HP que custa menos da metade – e cuja imagem é decorada com enfeites indicando que, além de levar um computador barato, o usuário poderia viajar com o dinheiro que seria gasto com o aparelho da Apple.
O internauta deve selecionar um dos MacBooks disponíveis em uma aba para ter acesso às tabelas. São analisados poucos itens como preço, tamanho da tela, disco rígido, RAM, processador e segurança. Além disso, ao final da tabela, há endereços direcionando o usuário para lojas especializadas, enquanto o MacBook não possui referenciais.
Os critérios de comparação, entretanto, são duvidosos: contra apenas um modelo de MacBook, a Microsoft seleciona três opções de notebooks de diferentes marcas. Desse modo, em alguns tópicos o produto da Apple acaba sendo superior a dois notebooks adversários, porém acaba perdendo para o terceiro. Ao final da tabela, a empresa ainda coloca o link de outra publicação que busca enaltecer os produtos com Windows.