The BRIEF

Apple teve 94% dos lucros da indústria mobile no último trimestre fiscal

Entre os fatores que ajudam a companhia de Cupertino está o grande valor médio de seus smartphones e sua margem de lucro próxima a 37%

em 18/11/2015, 07:36
Apple teve 94% dos lucros da indústria mobile no último trimestre fiscal

Fonte: Apple Insider

Um relatório divulgado esta semana pela Canaccord Genuity afirma que a Apple tem poucos motivos para se preocupar com a competição no mercado mobile. Segundo o estudo, a Gigante de Cupertino conquistou nada menos que 94% dos lucros da indústria durante o terceiro trimestre fiscal de 2015.

Em comparação, no mesmo período do ano passado a companhia havia conquistado 85% dos lucros do segmento — prova de que ela continua a expandir seu poder. O resultado é bastante impressionante quando se leva em consideração que a empresa é responsável por somente 14,5% dos carregamentos de smartphones em um âmbito global.

Entre os fatores que ajudam a Apple a conquistar essa posição privilegiada está o fato de que o preço médio mundial do iPhone é de US$ 670 e que ela trabalha com uma margem de lucro de 37%. Dessa forma, a companhia não precisa necessariamente vender um volume muito alto de aparelhos para conseguir lucrar com eles.

undefined

Em comparação, a Samsung — maior fabricante de celulares do mundo — tem aparelhos com preço médio de US$ 180, o que a torna mais dependente de grandes quantidades de vendas. Outras fabricantes, como a Sony, Microsoft, BlackBerry, Motorola, LG e HTC não registraram lucros muito grandes no último trimestre ou tiveram prejuízos — motivo pelo qual a pesquisa da Canaccord Genuity trabalha com porcentagens que ultrapassam os 100%.

Resta esperar para ver se a Apple vai conseguir manter os bons resultados com o lançamento do iPhone 6s e do iPhone 6s, que chegaram há poucos dias em terras brasileiras. Segundo alguns relatórios de empresas especializadas, os dispositivos registraram vendas recordes em um momento inicial, mas o interesse dos consumidores por ele parece estar diminuindo em ritmo mais rápido do que no passado.

O que você pensa sobre essa notícia? Comente no Fórum do TecMundo


Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também