Fonte da Imagem: Divulgação/Apple
A Apple é muito criticada na atualidade (ao menos por fanboys de sistemas como Android e Linux) por seu posicionamento fechado com relação às plataformas externas e a posição autoritária da empresa liderada por Steve Jobs. Aparentemente as críticas não abalam as vendas da maçã.
A receita do último trimestre da Apple chegou à marca recorde de US$20,34 bilhões, acumulando um lucro líquido de US$4,31 bilhões no mesmo período (a receita e o lucro líquido foram respectivamente US$12,21 bilhões e US$2,53 bilhões no mesmo período em 2009).
Jobs comentou os resultados: “Estamos estupefatos em divulgar mais de US$20 bilhões em faturamento e mais de US$4 bilhões em ganhos pós-abatimento de impostos — ambos recordes históricos para a Apple”.
Ao mencionar alguns concorrentes, o CEO da empresa da maçã deu algumas alfinetadas: “As vendas de 14,1 milhões de iPhones cresceram 91% em relação ao ano passado, habilmente superando os 12,1 milhões de telefones que a RIM vendeu no seu último trimestre. Ainda temos algumas surpresas para o resto deste ano”.
Fonte da Imagem: Divulgação/Apple
Basta saber o que é a grande surpresa, uma vez que Jobs já desmentiu os planos de produzir um iPad com tela de sete polegadas, dizendo ser "pequeno demais para os programas que as pessoas querem que coloquemos nele". Aparentemente, para a Apple, uma tela de dez polegadas é o mínimo utilizável em um tablet.
Ao mencionar o sistema operacional da concorrente Google, Steve Jobs demonstra confiança. Segundo ele, a média de ativações de novos iPhones em setembro foi de 275 mil por dia, contra 250 mil de celulares com Android. Para Jobs, “sistemas operacionais abertos nem sempre ganham”, e continua dizendo que o sistema é “muito fragmentado”, com versões diferentes sendo comercializadas ao mesmo tempo. O CEO da Apple conclui dizendo que as pessoas preferem o iOS, pois ele é “sempre a mesma coisa”.
Confira o depoimento do grande homem da maçã abaixo (em inglês):
É provável que a grande novidade da Apple para um futuro próximo seja novidades na Apple TV. Ainda segundo Jobs, já foram vendidas mais de 250.000 Apple TVs. “É um produto fantástico, e o preço de US$ 99,00 é um grande motivador”. Nos resta saber se esta grande novidade estará disponível no mercado brasileiro em algum momento, e o preço que o dispositivo irá custar.
Fonte da Imagem: Divulgação/Apple
E você, o que acha? A Apple está caminhando com muita certeza e o mercado em breve vai lhe passar a perna, ou a posição de Jobs está correta: a facilidade de uso, a padronização e o design apurado de seus produtos não possuem concorrente à altura. Deixe sua opinião nos comentários.
Categorias