(Fonte da imagem: Reprodução/Arstechnica)
Se você costuma acompanhar as notícias sobre o mercado de tecnologia, sabe que a Apple e a Samsung dividem os usuários de smartphones em praticamente dois times — sendo que cada um deles defende a sua marca favorita. No entanto, uma pesquisa afirma que a diferença entre os perfis desses adeptos não é tão diferente assim.
De acordo com o analista Michael Levin, da Consumer Intelligence Research Partners, as movimentações de mercado mostram que os clientes da Apple e da Samsung são leais às suas empresas. Entre os donos de iPhones, 42% deles comprou o novo modelo da Maçã, taxa que é de 38% com a empresa sul-coreana.
Esses números, que são bem parecidos e foram coletados através de pesquisas trimestrais de junho de 2012 a junho de 2013, mostram que o comportamento dos “times” a favor da Apple e Samsung são parecidos, por mais que a briga entre eles seja pesada. É claro que esse dado é apenas um exemplo, mas ele mostra como a distância é pequena.
E as diferenças?
(Fonte da imagem: Reprodução/Technobuffalo)
Ainda segundo Levin, o que difere as duas empresas é a habilidade que uma tem de “roubar” os clientes da outra — o que deve ser tão difícil, por conta do perfil parecido. Entre os novos usuários de aparelhos da Apple, 33% deles costumava utilizar algum dispositivo da Samsung. Em relação à empresa sul-coreana, apenas 11% dos clientes recentes utilizavam iPhones.
Em contrapartida, 37% dos donos de smartphones da Samsung vieram de celulares mais simples, mostrando a abrangência que a sul-coreana consegue ter no mercado de smartphones com os seus produtos. Enquanto isso, 26% das pessoas que contam com um iPhone utilizavam aparelhos de entrada antes de comprar o produto da Maçã.
Depois de você ler tudo isso, queremos saber: você já transitou entre os aparelhos das duas marcas? E qual foi a sua experiência?
Fontes
Categorias