(Fonte da imagem: Shutterstock)
Originada na Grécia entre os anos 600 e 520 a.C. (a data exata da sua criação não é precisa), essa festa popular tinha como objetivo agradecer aos deuses pela fertilidade do solo e pela fartura na produção de alimentos. Ao longo do tempo, essa festividade foi sendo adotada por diferentes religiões e culturas, ganhando significados distintos.
E um dos lugares que acolheu esse festejo e o transformou em um símbolo de sua tradição foi o Brasil. Sim, estamos falando do Carnaval, um dos feriados mais esperados do ano. Embora haja quem prefira a calmaria de um chalé no campo, por exemplo, boa parte da população tupiniquim quer mesmo é agito. Quatro ou cinco dias de muita música, festa e diversão.
Mas, para isso, muitas vezes é preciso viajar. Pensando nisso, nós resolvemos fazer uma lista com os aparatos tecnológicos indispensáveis para essa jornada de folia e ajudar você a não se esquecer de nada na hora de arrumar a mala.
Na palma da mão
Acho que não precisamos dizer que levar o seu celular ou smartphone é primordial. E ele não serve apenas como um importante mecanismo de comunicação para avisar seus pais que está tudo bem ou encontrar um amigo ou familiar que se perdeu no meio da multidão na avenida.
Esse tipo de dispositivo pode ser uma fonte de entretenimento para os possíveis e longos engarrafamentos que você enfrentará até chegar ao seu destino. Além de escutar música e assistir a vídeos, um smartphone pode conter uma série de games para fazer com que o tempo parado em filas fique mais divertido.
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
O mais indicado para esses casos são jogos casuais. Primeiro porque eles geralmente não ocupam tanto espaço de armazenamento e não exigem um hardware muito potente. Gostou da ideia? Então confira a nossa seleção com os 10 melhores jogos casuais e de puzzle de 2013 para Android. A maioria desses títulos também está disponível para o iOS.
É válido mencionar que os tablets também podem desempenhar essa função sem qualquer problema e até com uma vantagem: o tamanho de tela. Caso o seu aparelho tenha uma configuração mais parruda, você pode encontrar outros títulos bastante interessantes nos seguintes artigos:
- 10 jogos arrasadores para iOS
- iOS: os melhores apps e jogos de 2013
- Os 10 melhores jogos de corrida para Android e iOS
- Android: os 10 melhores jogos de ação de 2013
- Android: os 10 melhores jogos de tiro de 2013
- Android: os 10 melhores jogos de esportes de 2013
A salvação do tempo ocioso
Se você é um gamer mais assíduo e exigente, pode ser que usar um smartphone ou tablet para jogar não satisfaça as suas ambições gráficas ou de jogabilidade. Por isso, o mais indicado é levar também um console portátil. Nesse segmento, os modelos mais modernos e com um número maior de recursos são o PlayStation Vita e o Nintendo 3DS.
(Fonte da imagem: Divulgação/Nintendo)
Para o video game da Sony, os títulos mais bem avaliados pelo Baixaki Jogos foram o Tearaway, o Metal Gear Solid HD Collection, o Killzone: Mercenary, o Guacamelee! e o Dragon`s Crown. Por sua vez, entre os games mais quentes da atualidade para o portátil da Nintendo, você encontra Pokémon X/Y, Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds e Bravely Default.
Com um potencial de processamento muito maior, esse tipo de console pode ir além de uma mera distração durante congestionamentos e proporcionar um entretenimento mais imersivo e duradouro. Assim, caso o dia esteja chuvoso e não dê praia, você já sabe o que fazer. Caso esteja em dúvida sobre qual modelo adquirir, não deixe de dar uma olhada em nosso guia de compras para consoles mais recente.
Onde estou?
Outro dispositivo eletrônico de grande relevância é o GPS, principalmente se você está indo para um lugar que ainda não conhece. Entrar em uma rodovia errada pode significar horas de atraso, sem falar no transtorno que pode ser o inevitável caminho de outros engarrafamentos nas estradas.
(Fonte da imagem: Divulgação/TomTom)
Uma forma de economizar espaço na mala e no carro, além de poupar dinheiro, é pensar na compra de um smartphone. Isso porque os modelos mais recentes contam com o mecanismo de geolocalização integrado. Dessa forma, basta ativá-lo e estar conectado à internet por um plano de dado 3G ou 4G para obter a direção correta do seu feriado.
Você não está disposto a gastar com esse tipo de serviço de telefonia? Vai para um lugar mais afastado que pode não ter um sinal de qualidade no caminho? Para garantir que você não fique desorientado, leia os nossos tutoriais de como salvar suas rotas e locais no Google Maps e, caso você tenha um gadget com Android, como usar esse serviço da Gigante das Buscas de maneira “offline”.
Na tela da TV no meio desse povo...
E isso não é tudo. Para não perder um capítulo da sua novela favorita, uma partida do seu time de coração ou ainda dar uma olhada nas apresentações das escoladas de samba, você pode levar uma televisão portátil.
(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
O conceito não é uma novidade, mas o avanço tecnológico permitiu que esses aparelhos ficassem menores e com maior variedade de funcionalidades. Existem modelos para todos os perfis de telespectadores e de bolsos. Entre os modelos mais simples e acessíveis está o AOC TPD-100, o qual inclusive nós tivemos a oportunidade de analisar.
Mas existem equipamentos bem mais modernos e, consequentemente, mais caros, como o LG Non-Glasses 3D Mobile DTV. O grande diferencial desse gadget é a capacidade de reproduzir conteúdos tridimensionais sem que você precise de óculos especiais para visualizar essas imagens.
Papel é coisa do passado
Além de ouvir música, assistir a vídeos, se localizar e jogar, você pode usar o feriado do Carnaval para colocar a sua leitura em dia durante tardes de chuva ou aquelas noites que você já não aguenta mais pular pela avenida. E o aparato que pode ser de grande valia nesses momentos é o eReader, também conhecido como leitor digital.
Adotando esse tipo de tecnologia e deixando o papel de lado, você é capaz de transportar dezenas e até centenas de livros ocupando um espaço mínimo dentro da sua mochila. Mais do que isso, é possível ler trechos de uma obra para ver se ela agrada a você e pesquisar o significado de uma palavra diretamente do aparelho.
(Fonte da imagem: Divulgação/Amazon)
Os gadgets com maior notoriedade nesse nicho são as linhas Kindle e Kobo, as quais oferecem como modelos mais novos o Paperwhite e o Aura HD, respectivamente. Esses dispositivos variam de R$ 480 a R$ 660, mas as versões antecessoras podem ser encontradas por valores mais acessíveis.
Para quem está sem dinheiro para esse tipo de investimento ou não terá tempo de ir atrás de um eReader, vale a leitura deste artigo, que traz dicas de como ler eBooks sem necessariamente ter um leitor digital.
Sem energia, nada funciona
A essa altura, a sua mala já está cheia de equipamentos eletrônicos que superarão qualquer situação de desespero, ociosidade ou tédio. Contudo, antes de fechar o zíper da mala, não se esqueça de guardar também os carregadores dos aparelhos.
Duas alternativas para ter que transportar um emaranhado de fios é comprar cabos universais e carregadores veiculares. Há inclusive capas para smartphones e tablets que possuem baterias incorporadas, como este modelo da Leadership compatível com portáteis de 7 polegadas.
Categorias