Se você tem filhos ou um irmão menor, deve estar ciente de que é necessário ficar sempre atento a tudo o que eles fazem na internet. Nos computadores, o controle dos conteúdos que são acessados por menores de idade é bem simples, mas será que existem modos de fazer isso também em smartphones e tablets com Android? Afinal de contas... Existe como proteger as crianças de conteúdos impróprios?
Felizmente a resposta é “sim”. Atualmente, há uma série de ferramentas que pode fazer com que smartphones e tablets com o sistema operacional Android fiquem mais seguros e com bloqueios para conteúdos que você não quer que seu filho veja. Hoje, vamos explicar rapidamente como fazer para controlar o acesso de crianças a sites e aplicativos que exigem mais maturidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O bloqueio a sites pode ser realizado com alguns navegadores especialmente produzidos para esse tipo de finalidade, mas trouxemos uma opção bem mais confiável. Já para os aplicativos, tudo o que precisamos fazer é realizar algumas configurações na própria Google Play Store. E essas ações acontecem de modos bem rápidos. Preste atenção nos tutoriais e aprenda a proteger os aparelhos de toda a família.
Bloqueando sites
Você pode até fazer com que seus filhos utilizem navegadores especiais para poder controlar o acesso deles, mas a verdade é que muitos problemas de compatibilidade podem ser encontrados neles. Por essa razão, o mais interessante é continuar utilizando o navegador Google Chrome — ou outro de sua preferência —, deixando as ferramentas de controle de navegação para outros apps.
Um ótimo exemplo é o “Mobile Security & Antivirus”, criado pela Trend Micro. O app funciona de uma maneira bem simples e pode garantir tudo o que já mencionamos anteriormente. Assim que você realizar o download e a instalação do software, você poderá ordenar a execução dele para começar as rápidas configurações que podem ser realizadas.
No menu principal do aplicativo, selecione a opção “Navegação segura”. Na janela seguinte será necessário escolher “Controle dos pais” e então criar uma conta para garantir mais controle e segurança sobre as opções modificadas. Com isso feito, é só escolher o nível de proteção que deseja aplicar no smartphone ou no tablet — sendo possível optar entre “criança”, “pré-adolescente” ou “adolescente”.
Ainda é possível adicionar sites específicos para impedir que aqueles que mexam tenham contato com conteúdos dos mais diversos tipos. Depois disso, é só salvar as modificações e entregar o aparelho de volta para o seu filho. Sempre que ele quiser acessar algum material que não deve, o navegador vai bloquear o acesso. Vale lembrar que somente quem possui a senha do app é capaz de desativar o controle parental.
Controle de aplicativos
Você certamente não quer que seus filhos realizem o download de aplicativos muito cheios de violência, sangue, morte, destruição ou insinuação de outros tipos de conteúdo que exigem mais maturidade. Pensando nisso, a própria Google criou um mecanismo para permitir que os usuários do Android possam filtrar os tipos de aplicativos que são exibidos na loja Google Play Store.
E, para realizar esse processo, você não precisa de nada que já não possua instalado em seu smartphone. Como já dissemos, o processo todo ocorre por meio da própria loja de aplicativos do sistema operacional Android. Por isso, o primeiro passo para realizar o bloqueio de apps indesejados está na abertura da Google Play Store. Logo que a ação for realizada, selecione a aba de configurações.
Na primeira tela já será possível localizar a opção “Filtragem de conteúdo”. Clique sobre ela para fazer com que uma nova aba de opções seja carregada. É neste momento que você deve definir qual é o nível de maturidade dos aplicativos que podem ser exibidos para seus filhos naquele aparelho. Logo após escolher, você será obrigado a definir uma senha de acesso — ela será necessária para mudanças no futuro.
Depois que esse processo for concluído, a loja de aplicativos do Android será totalmente reinicializada, já sem os apps que não respeitam os níveis máximos de maturidade impostos pelos usuários. Para ter mais detalhes sobre o que representa cada “nível de maturidade”, confira o que a própria Google informa:
Todos
“As aplicações nesta categoria não devem recolher os dados de localização do utilizador nem conter matéria censurável. As aplicações não devem partilhar conteúdo do utilizador nem incluir funcionalidades sociais.”
Nível baixo de maturidade
“As aplicações nesta categoria podem incluir instâncias de violência moderada em desenhos animados ou de fantasia ou outro conteúdo potencialmente ofensivo. As aplicações poderão recolher dados de localização dos utilizadores com o objetivo de proporcionar informações específicas para a localização ou para melhorar a experiência do utilizador, mas não devem partilhar os dados com outros utilizadores. As aplicações podem incluir algumas funcionalidades sociais, mas não devem ter como objetivo permitir aos utilizadores encontrarem-se e comunicarem-se entre si.”
Nível médio de maturidade
“As aplicações nesta categoria podem incluir referências sexuais, violência intensa de fantasia ou realista, palavrões ou humor grosseiro, referências ao uso de drogas, álcool e tabaco, funcionalidades sociais e jogos de azar simulados. As aplicações podem recolher dados de localização dos utilizadores com o objetivo de partilha ou de publicação com a autorização do utilizador.”
Nível alto de maturidade
“As aplicações nesta categoria podem focar ou incluir ocorrências frequentes de conteúdo sexual e sugestivo, violência explícita, funcionalidades sociais, jogos de azar simulados e fortes referências a álcool, tabaco e drogas. As aplicações podem recolher dados de localização dos utilizadores com o objetivo de partilha ou de publicação com a autorização do utilizador.”
.....
Com essas dicas, você certamente poderá controlar muito melhor o que seus filhos estão fazendo na internet. Isso tudo pode garantir que eles fiquem longe de conteúdos que exigem muito mais maturidade para serem visualizados. Você já está pronto para fazer os bloqueios nos smartphones e tablets deles?
Fontes