(Fonte da imagem: Epsilon Creations)
O mundo da tecnologia é cheio de voltas e é comum ver antigos parceiros se tornarem grandes rivais ou então empresas recusando ofertas por produtos que pareciam falidos, mas que depois se tornaram peças de sucesso. Um bom exemplo disso é o Android, atualmente o sistema operacional portátil mais usado em todo o planeta.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apesar de bastante associado ao Google, ele não foi criado por uma startup independente. A história do Android começa em 2003, quando Andy Rubin e sua equipe criaram a empresa Android Inc. e desenvolveram o sistema homônimo desenvolvido inicialmente para câmeras digitais, mas que logo mudou seu foco para o ainda bem incipiente ramo dos smartphones.
Um ano e meio depois de sua fundação, as bases do SO já estavam sólidas, mas a companhia não tinha dinheiro para alçar voos maiores. Foi então que Rubin entrou em contato com a Samsung, que riu da oferta e dispensou de pronto investir em algo cujo sucesso parecia bastante improvável na época.
Em 2005, apenas dois anos depois de iniciado o projeto e duas semanas depois da recusa da Samsung, finalmente Rubin e a Google entraram em um acordo e a dona do buscador mais famoso do planeta adquiriu aquele que se tornaria um de seus principais produtos. O restante da história todo mundo conhece e o Android já está próximo de ser atualizado para a versão 4.4.3.
Fontes