(Fonte da imagem: Divulgação/Google)
Quem adquirir o recém-lançado smartphone Nexus 5 vai encontrar uma interface diferente. Não, não é apenas o Android 4.4 (KitKat): o aparelho é o primeiro e o único a contar com uma versão exclusiva do sistema operacional modificado pela Google.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Normalmente, fabricantes como a Samsung, a Motorola e a HTC lançam dispositivos com o sistema operacional Android, mas com modificações na interface para abrigar aplicativos próprios, alterando também o design de acordo com a vontade da empresa. Essa é uma exigência de contrato da própria Google: é preciso mudar o visual, mesmo que sejam alterações quase imperceptíveis. Mas os tablets e smartphones da Google rodavam uma versão "pura" do produto – ao menos até agora.
Essa modificação do Nexus 5 é feita para que serviços como o Google Now funcionem mais rapidamente. A ideia da Google é testar o launcher só no novo smartphone e receber críticas e sugestões dos fãs para saber como agir no futuro. Por enquanto, não há previsão para lançar essa versão do Android para versões como o Nexus 4 ou o Nexus 7, mas ela pode chegar à Google Play no futuro.
Fontes